Estresse e prematuridade : um risco para a memória e para o desenvolvimento emocional na infância

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPratesi, Riccardo-
Autor(es): dc.contributorTristão, Rosana Maria-
Autor(es): dc.creatorQuesada, Andrea Amaro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:30:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:30:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13689-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910404-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, 2013.-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: Cerca de 15 milhões de bebês prematuros nascem por ano no mundo. O nascimento prematuro envolve uma série de fatores de risco ao desenvolvimento como a exposição precoce ao estresse. Apesar disso, pouco se sabe sobre os possíveis prejuízos ocasionados pelo cenário prematuridade na infância. Objetivo: Investigar os efeitos da prematuridade na infância sobre o funcionamento do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal (HHA) e Sistema Nervoso Simpático (SNS), memória e, desenvolvimento comportamental e emocional. Delineamento de pesquisa: Para alcançar tal objetivo, realizou-se um estudo quase experimental, no qual participaram 30 crianças brasileiras pré-termo (grupo experimental) e 31 crianças brasileiras a termo. Métodos: Cortisol e alfa-amilase (sAA) dos participantes foram avaliados durante dois dias consecutivos em quatro momentos diferentes: ao acordar, 30 min pós-acordar, às 16:00h e às 21:00h. Além disso, as crianças foram submetidas a bateria Wide Range Assessment of Memory and Learning (WRAML2) de avaliação de memória. Problemas de comportamento e sintomas emocionais foram rastreados por meio do Questionário de Dificuldades e Capacidades (do inglês, Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ)). Após uma semana, as crianças foram expostas a um conhecido estressor, o Trier Social Stress Test for Children (TSST-C). Cortisol e sAA foram mensurados novamente em quatro momentos diferentes: antes do TSST-C, 1min, 10min, e 25 min após o estressor. Resultados: Crianças pré-termo apresentaram déficits de memória, elevado índice de sintomas emocionais e hiper-funcionamento do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal (HHA) em resposta ao TSST-C. A indução de cortisol pelo TSST-C foi mais significativa em meninas pré-termo. Entretanto, crianças pré-termo e a termo não diferiram nas concentrações de sAA. Conclusão: O presente estudo demonstra as consequências do cenário prematuridade na infância. Crianças pré-termo são um fenótipo mais vulnerável, suscetíveis a alterações do funcionamento do eixo HHA, deficits de memória e problemas emocionais. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionContext: Every year, around 15 million babies are born prematurely worldwide. Being born prematurely involves the exposure to several risk factors to development, such as early-life stress. Nonetheless, little is known about the effects of preterm birth later on in childhood. Objective: Our objective was to investigate the consequences of preterm birth on hypothalamus-pituitary-adrenal axis functioning, sympathetic nervous system functioning, memory performance and, behavioral and emotional profile in childhood. Design and Setting: We conducted a quasi-experimental study, on which participated 30 Brazilian preterm children (experimental group) and 31 sex and age-matched full-term children (control group). Methods: The basal cortisol and sAA of participants were measured on two consecutive days upon awakening, 30 minutes after awakening, at 1600h, and at 2100h. Further, we assessed memory functions by administration of the Wide Range Assessment of Memory and Learning (WRAML2) instrument. Behavior and emotion were evaluated by using the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). One week later, these children were exposed to a standardized laboratory stressor named Trier Social Stress Test for Children (TSST-C). Cortisol and alpha-amylase (sAA) were measured at four different time points: baseline, 1 min, 10 min and 25 min after the stressor. Results: Preterm children had more memory impairments, emotional problems and an exaggerated cortisol response to TSST-C compared to full-term children. The cortisol increase in response to TSST-C was more pronounced in preterm girls. However, no differences were observed in the sAA response to TSST-C. Conclusions: Our findings indicate the long-term effects of preterm birth and related factors on the HHA axis, internalizing behavior and memory, thereby creating a more vulnerable phenotype.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Medicina (FMD)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciências Médicas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções - crianças-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbios da memória-
Palavras-chave: dc.subjectSistema nervoso-
Título: dc.titleEstresse e prematuridade : um risco para a memória e para o desenvolvimento emocional na infância-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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