
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Jair Lúcio Prados | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:30:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:30:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30857 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0114 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910390 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo apresenta uma solução algébrica e gráfica para uma pergunta elaborada por um estudante de ensino médio durante uma aula de óptica, acerca da velocidade que um elevador panorâmico deveria ter para que uma pessoa em seu interior pudesse observar o pôr do sol continuamente. Argumenta-se que perguntas que ofereçam digressões aos temas discutidos em uma aula oferecem oportunidades para a aprendizagem de ciências, na medida em que podem permitir o desenvolvimento de habilidades como teste de hipóteses, construção de modelos, raciocínio interdisciplinar e experiências de pensamento. | - |
| Descrição: dc.description | The article presents an algebraic and graphical solution to a question posed by a high school student, during an optics class, about the speed a panoramic elevator should have so that a person inside it could observe the sunset continuously. It is argued that questions that offer digressions to the topics discussed in a class offer opportunities for science learning, as they can allow the development of skills such as hypothesis testing, model building, interdisciplinary reasoning and thought experiments. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Química (IQ) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Sociedade Brasileira de Física | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Ensino de Física - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400408&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 jan. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Óptica geométrica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinemática | - |
| Título: dc.title | Perguntas em sala no ensino médio : observando o pôr do sol em um elevador panorâmico | - |
| Título: dc.title | Questions in high school : observing the sunset in a panoramic elevator | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: