Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBressane, Adriano-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Geraldo Eustáquio-
Autor(es): dc.creatorVillanueva, Sandra Bizarria Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:30:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:30:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43159-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23066-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-4899-3983-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-1455-6646-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-9573-3247-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910389-
Descrição: dc.descriptionA força perceptual nos estilos de aprendizagem refere-se a obter conhecimento mais facilmente por diferentes sistemas sensoriais. Descobrir as forças e fraquezas perceptivas de cada aluno e encontrar maneiras de melhorar sua aprendizagem é sempre um desafio para o professor. Em casos extremos, como os de baixa visão, a abordagem touch-and-go pode ser uma alternativa. Este trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência pedagógica do uso de recursos táticos como estratégia de aprendizagem em um caso de deficiência visual, desenvolvida para apoiar aulas de Álgebra Linear e Geometria Analítica na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Como resultado, verificou-se facilidade no manejo dos recursos táticos pelo aluno, ganho considerável na compreensão dos conceitos teóricos e dos casos práticos analisados ”‹”‹em sala de aula. De acordo com a percepção docente, a experimentação concreta usando a estratégia baseada em recursos táteis (touch-and-go) proporcionou apoio satisfatório para as aulas. Portanto, a abordagem touch-and-go pode ser considerada uma estratégia promissora em casos de deficiência visual.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsLicença - Copyright (c) 2019 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23066. Acesso em: 16 fev. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebra linear-
Título: dc.titleTouch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.