Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bressane, Adriano | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
Autor(es): dc.creator | Villanueva, Sandra Bizarria Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:30:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:30:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43159 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23066 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-4899-3983 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-1455-6646 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-9573-3247 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910389 | - |
Descrição: dc.description | A força perceptual nos estilos de aprendizagem refere-se a obter conhecimento mais facilmente por diferentes sistemas sensoriais. Descobrir as forças e fraquezas perceptivas de cada aluno e encontrar maneiras de melhorar sua aprendizagem é sempre um desafio para o professor. Em casos extremos, como os de baixa visão, a abordagem touch-and-go pode ser uma alternativa. Este trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência pedagógica do uso de recursos táticos como estratégia de aprendizagem em um caso de deficiência visual, desenvolvida para apoiar aulas de Álgebra Linear e Geometria Analítica na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Como resultado, verificou-se facilidade no manejo dos recursos táticos pelo aluno, ganho considerável na compreensão dos conceitos teóricos e dos casos práticos analisados ”‹”‹em sala de aula. De acordo com a percepção docente, a experimentação concreta usando a estratégia baseada em recursos táteis (touch-and-go) proporcionou apoio satisfatório para as aulas. Portanto, a abordagem touch-and-go pode ser considerada uma estratégia promissora em casos de deficiência visual. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Licença - Copyright (c) 2019 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23066. Acesso em: 16 fev. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Álgebra linear | - |
Título: dc.title | Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: