Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Maria de Fátima Guerra de | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Juliana de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:30:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:30:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10810 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910350 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado em Educação 2011. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho trata do ingresso da criança de 6 anos no Ensino Fundamental de 9 anos e se propõe a discuti-lo na perspectiva da qualidade na Educação Infantil. A investigação foi desenvolvida a partir da perspectiva sociológica da reprodução interpretativa e cultura de pares, e dos estudos sobre qualidade na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada em uma classe de 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos da rede pública do Distrito Federal, na qual as crianças já frequentaram a Educação Infantil. De natureza qualitativa, esta pesquisa buscou entender o ponto de vista das crianças sobre o seu cotidiano no Ensino Fundamental, de maneira que fosse possível identificar que aspectos podem ou não contribuir para a qualidade nesta nova etapa. Para a construção das informações foram realizadas observações participantes, diálogo temático e a produção de uma carta coletiva, nas quais ficaram evidentes que as crianças possuem um olhar positivo da escola. No entanto, também explicitaram que existem alguns aspectos da Educação Infantil que são importantes para elas e não são considerados no Ensino Fundamental. A análise do material produzido com as crianças e as observações apontam para a necessidade de novas reflexões acerca das práticas no Ensino Fundamental de 9 anos, o que por sua vez pode beneficiar todas as crianças nele matriculadas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This work deals with the admission of a 6 years old child to the 9 years Basic Education and it proposes the discussion from the quality perspective of a child‟s education. The investigation was developed from the sociologically perspective of the interpretative reproduction and peer culture, and the studies about the quality of Early Childhood Education. The research was conducted in a class of first graders of a 9 years public elementary school from the Distrito Federal, in which the children were already attended to Early Childhood Education. From qualitative nature, this research was looking to understand the children‟s point of view about their everyday life in Elementary School, on a way that was possible to identify which aspects may or may not contribute to the quality in this new stage. For the construction of the information, some carried out observation were made, thematic dialogue and the production of a group letter, in which was evident that the children had a positive outlook of the school. However, it also showed that there are some aspects of the Early Childhood Education that are important to them and that are not considered in Elementary Education. The analysis of the material produced with the children and the observations pointed to the need of new thinking about the 9 years Elementary School practices, in which can benefit all children enrolled in it. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Título: dc.title | A criança de 6 anos no ensino fundamental de 9 anos na perspectiva da qualidade na educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: