A lavra do texto e do chão no romance de Lídia Jorge

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Sidney-
Autor(es): dc.creatorArabi, Soraia Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:30:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:30:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910348-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2017.-
Descrição: dc.descriptionPor meio da análise de alguns romances buscamos flagrar características da escrita literária contemporânea em Portugal, bem como as bases da representação social e humana presentes no romance daquele país nos séculos XX e XXI, após a Revolução dos Cravos e na perspectiva dos contextos globais. Tomando os romances A manta do soldado (1998) – Vale da Paixão em Portugal, O cais das merendas (1982) e O vento assobiando nas gruas (2002) da escritora portuguesa contemporânea, Lídia Jorge, como objeto de análise, buscamos traçar algumas características da obra, em relação às categorias da narrativa, opções estilísticas e temáticas. E do embate com o texto, concluímos que o romance de Lídia Jorge pode servir de paradigma para o que resultou de uma forte tradição narrativa portuguesa no século XX, seja por sua feitura, seja por seu engajamento a refletir sobre o percurso humano, flagrado no tempo e no espaço. A escritora tem tido excepcional recepção em Portugal e no mundo todo, o que comprova o alcance de sua voz ao falar do ‘outro’. A recepção do gênero romance continua forte naquele país e o estilo romanesco de Lídia, tanto confirma a tradição, como inova e rompe com os padrões estabelecidos. O pequeno país da estremadura ocidental europeia segue colocando-se como um grande produtor literário no mundo, para quem tem olhos de ver. E Lídia Jorge e sua obra constituem-se numa de suas maiores expressões.-
Descrição: dc.descriptionThrough the analysis of some novels we seek to identify characteristics of the contemporary literary writing in Portugal, as well as the bases of the social and human representation present in the novel of that country in the 20th and 21st centuries, after Revolução dos Cravos (Carnation Revolution) and in the perspective of global contexts. Taking the novels A manta do soldado (1998, La Couverture du Soldat), O cais das merendas (1982, The Quay of the Parties Remain) and O vento assobiando nas gruas (2002, The wind Whistling in the Cranes) from the contemporary Portuguese writer, Lídia Jorge, as object of analysis, we seek to outline some characteristics of the work, in relation to the categories of the narrative, stylistic and thematic options. And form the clash with the text, we conclude that Lídia Jorge’s novel can serve as a paradigm for what resulted from a strong Portuguese narrative tradition in the 20th century, whether for its work or for its commitment to reflect on human journey, caught in time and space. The writer has had exceptional reception in Portugal and all over the world, which proves the scope of her voice when talking about the ‘other’. The reception of the romance genre remains strong in that country and Lídia’s Romanesque style, confirms tradition as well as innovates and breaks with established standards. The small westernmost country of mainland Europe continues to be the great literary producer worldwide, for those who have eyes to see. And Lídia Jorge and her work constitute one of the greatest expressions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - escritoras - século XX-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura portuguesa - crítica, interpretação, etc-
Palavras-chave: dc.subjectJorge, Lídia, 1946- crítica e interpretação-
Título: dc.titleA lavra do texto e do chão no romance de Lídia Jorge-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.