Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cupertino, Alessandra Fabrino | - |
Autor(es): dc.creator | Ginani, Verônica Cortez | - |
Autor(es): dc.creator | Cupertino, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Botelho, Raquel Braz Assunção | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:30:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:30:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43683 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3390/ijerph19042265 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-4604-5178 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-8751-3671 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-0369-287X | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910272 | - |
Descrição: dc.description | School feeding programs (SFPs) are an important effort to address food insecurity, improve nutritional education, and ultimately improve health outcomes. The objective of this research was to describe the nutritional, cultural, food safety, and agro-family participation of SFPs in different countries and observe the SFP in low-middle and high-income countries to establish disparities. The study followed documentary research of SFP official online resources complemented by a literature review. The programs were assessed in four criteria: (1) nutritional aspects, (2) cultural aspects, (3) food safety, and (4) agro-family participation. Out of 192 countries registered, 117 countries (60.93%) have an SFP, and only 8 (4.16%) do not have SFPs. A total of 67 countries (34.89%) did not have an official online resource and did not respond to follow-up emails. Out of the 117 countries with SFP, all of them had a detailed description of their nutritional aspects, cultural aspects (11.96%), food safety (16.23%), and agro-family participation (23.93%). Europe and Central Asia were the continents with the most comprehensive SFP. While most countries incorporate nutritional aspects and healthy food, cultural, food safety, and agro-family participation must be incorporated in their SPF to optimize children and adolescent development. Moreover, the study identified disparities across countries where the SFPs were identified in low-middle countries compared to middle- and high-income countries. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | MDPI | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de alimentação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança alimentar e nutricional | - |
Título: dc.title | School feeding programs : what happens globally? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: