
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Frank, Jean Edith | - |
| Autor(es): dc.creator | Tomaz, Carlos Alberto Bezerra | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:30:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:30:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2000 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-879X2000001200013 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910211 | - |
| Descrição: dc.description | ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | Several studies have documented that emotional arousal may enhance long-term memory. This is an adaptation of a paradigm previously used in North American and European samples in investigations of the influence of emotion on long-term retention. A sample of 46 healthy adults of high and low educational levels watched a slide presentation of stories. A randomly assigned group watched a story with an arousing content and another group watched a neutral story. The stories were matched for structure and comprehensibility and the set and order of the 11 slides were the same in both conditions. Immediately after viewing the slide presentation, the participants were asked to rate the emotionality of the narrative. The arousing narrative was rated as being more emotional than the neutral narrative (t (44) = -3.6, P<0.001). Ten days later subjects were asked to remember the story and answer a multiple-choice questionnaire about it. The subjects who watched the arousing story had higher scores in the free recall measure (t (44) = -2.59, P<0.01). There were no differences between groups in the multiple-choice test of recognition memory (t (44) = 0.26). These findings confirm that an emotional arousing content enhances longterm declarative memory and indicate the possibility of applying this instrument to clinical samples of various cultural backgrounds. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Divulgação Científica | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Brazilian Journal of Medical and Biological Research onde licenciado sob uma Licença Creative Commons Uso Não Comercial (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-879X&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03 maio 2013. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emoções | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória emocional | - |
| Título: dc.title | Enhancement of declarative memory associated with emotional content in a Brazilian sample | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: