Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Silmara Küster de Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:30:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:30:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33199 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910174 | - |
Descrição: dc.description | Há muitos formatos de projetos nominados como “extensão”. Na abordagem aqui delineada é compreendida como uma via de mão dupla capaz de promover crescimento mútuo, desde que permeada pelo diálogo, a interpretação e a crítica entre os envolvidos no processo. Esta ação poderá ser potencializada a partir da escuta do outro. No entanto, quando imposta na forma de ‘depósito de conteúdos’ torna-se inapropriada, uma vez que reduzimos ‘o outro’ em objeto de pesquisa ou ‘coisas’, sem ao menos dar a oportunidade de revelar a forma como vê e entende o mundo. Ao compreendermos que somos ao mesmo tempo educadores e educandos, sujeitos inacabados no processo da relação ‘Eu-Tu’, nos reinventamos e continuamente aprendemos (BUBER, 1979). Desta feita, no conhecimento compartilhado é necessário assumir “o papel de sujeitos cognoscentes, mediatizados pelo objeto cognoscível que buscam conhecer” (FREIRE, 1970, p. 28). A presente comunicação intenta relatar a experiência do Curso de Museologia da Universidade de Brasília no projeto de ação contínua, realizada no Ponto de Memória da Cidade Estrutural, área periférica de Brasília e iniciada em junho de 2011. Serão apontados os reveses, as conquistas e as propostas para o futuro. A experiência nos demonstrou que a proposta metodológica extensionista deve ser construída a cada encontro, sustentado por um processo aberto e dialógico, considerando as vivências e experiências de cada participante, oportunizando assim integração e interação, além do contínuo desafi o de pensar o pensado a fi m de transformar a realidade. E é no reconhecimento da multidimensionalidade da realidade humana que a presente proposta foi vivenciada. | - |
Descrição: dc.description | The university extension program is understood as a two-way street capable of promoting mutual growth since it is permeated by dialogue, interpretation, and criticism among those involved in the process. This action is strengthened by listening to the other. However, when imposed in the form of ‘content storage’ we reduce ‘people’ into research objects or ‘things’, without at least giving them the opportunity to reveal the way they see and understand the world. When we understand that we are both educators and learners, unfi nished subjects in the ‘Me-You’ process, we reinvent ourselves and learn continually (BUBER, 1979). Therefore, in the shared knowledge it is necessary to assume “the role of cognitive subjects, mediated by the knowable object that they seek to know” (FREIRE, 1970, p.28). This paper attempts to report on the experience of the Museology Course at the University of Brasilia in the project of continuous action, held at the Memory Point of the Cidade Estrutural, a peripheral area of Brasília, and started in June 2011. It is going to be pointed out the setbacks, achievements, and proposals for the future. This experience has shown us that the extension methodological proposal must be built at each meeting, supported by an open and dialogical process, considering the experiences and experiences of each participant, thus providing integration and interaction, as well as the continuous challenge of thinking the thought in order to transform reality. And it’s in the recognition of the multidimensionality of human reality that the present proposal was experienced. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | FCI-UnB | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela organizadora, Professora Monique Batista Magaldi, em 11 de dezembro de 2018, para disponibilizar o livro Museu & museologia: desafios de um campo interdisciplinar, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museologia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus - métodos de conservação | - |
Título: dc.title | Museologia social e direitos humanos : a extensão universitária como exercício de cidadania | - |
Título: dc.title | The university extension program as an exercise of citizenship | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: