Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Marina de Santana | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Maria Lídia Bueno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:30:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:30:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42951 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35202 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-2858-1092 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-4878-3115 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910160 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa apresenta o processo de produção de conhecimento de crianças do 2º ano de uma escola da Região Administrativa do Paranoá, DF. O conhecimento geográfico e histórico sobre as localidades das crianças é construído de forma autoral e tem suas vivências como ponto de partida e caminho para um processo de fortalecimento do pertencimento ao território. A pesquisa demonstra que produzir conhecimento por meio do diálogo e de forma participativa permite criar, de forma amorosa e política, a escola do território. Trata-se de uma pesquisa-ação com crianças que têm o estudo do meio como metodologia de aporte prático-teórico. | - |
Descrição: dc.description | The research presents the knowledge production process of 2nd grade children from a school in the Administrative Region of Paranoá, DF. Geographical and historical knowledge about children's localities is constructed in an authorial way and has their experiences as a starting point and path for a process of strengthening belonging to the territory. The research demonstrates that producing knowledge through dialogue and inaparticipative way allows to create the school in the territory in a loving and political way. It is an action-research with children that has the study of the environment as a methodology of practical-theoretical support. | - |
Descrição: dc.description | La investigación presenta el proceso de producción de conocimiento de niños y niñas del 2º año de una escuela dela Región Administrativa de Paranoá, DF. El conocimiento geográfico e histórico sobre las localidades de los niños se construye de manera autoraly tiene sus vivencias como punto de partida y camino para un proceso de fortalecimiento de pertenencia al territorio. La investigación demuestra que producir conocimiento através del diálogo y de forma participativa permite crear la escuela en el territorio de forma amorosa y política. Es una investigación-acción con niños que tiene nel estudio del medio como metodología de apoyo práctico-teórico. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) Licença Creative Commons. Este trabalho está licenciado sob uma licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação Comunidade-Escola | - |
Título: dc.title | Vivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal | - |
Título: dc.title | Experiencias infantil e sen los territorios de Paranoá e Itapoã e nel Distrito Federal | - |
Título: dc.title | Children's experiences in the territories of Paranoá and Itapoã in the Federa lDistrict | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: