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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Farret, Rafael Leporace | - |
Autor(es): dc.contributor | macarmo@unb.br | - |
Autor(es): dc.creator | Bezerra, Maria do Carmo de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:29:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:29:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1988-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44279 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910048 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 1988. | - |
Descrição: dc.description | A partir da constatação da inexistência de avaliação de impactos sobre o meio ambiente natural (poluição do ar e sonora) pela metodologia dominante no Planejamento de Transportes Urbanos ( modelo de 4 etapas ) e da identificação de conflitos entre os objetivos de maximização da acessibilidade, evitando ou minimizando a poluição do meio ambiente (qualidade ambiental), propomos um novo conceito para se trabalhar a atribuição de tráfego no Planejamento de Transportes Urbanos: Capacidade de Suporte Ambiental da Via. Esta proposta baseia-se na premissa d e ser possível, d o ponto d e vista ambiental, a definição d e relações que orientem a escolha de alternativas de projeto de transportes urbanos, pela combinação das características operacionais do tráfego com as diferentes capacidades de dispersão e concentração de poluentes relativas às características topográficas, climatológicas e d e configuração espacial d a via e seu entorno, visando a salubridade das atividades urbanas. Para tanto, inicialmente, os conceitos de acessibilidade e qualidade ambiental são analisados, para subsidiar a proposta de inclusão da Capacidade de Suporte Ambiental da via como ponderador no cálculo da Capacidade Viária, único instrumento utilizado atualmente no modelo 4 etapas para proceder a atribuição de tráfego no sistema. A seguir, definimos fatores (operacionais, topográficos e climáticos e de configuração espacial da via) intervenientes no processo e seus respectivos elementos de análise o que possibilita a inserção dos impactos da poluição atmosférica e sonora no cálculo da capacidade real da via e, consequentemente, a incorporação da preocupação com a qualidade ambiental no Planejamento de Transportes Urbanos. A partir do momento em que se conheçam as características de emissão e as capacidades de concentração/dispersão dos elementos componentes da análise poder-se-á, então, conhecer a Capacidade de Suporte Ambiental de toda a rede viária sobre a qual se trabalhará a atribuição de tráfego. As tolerâncias das diversas atividades (usos do solo) quanto a níveis de poluição ambiental devem ser verificadas na legislação em vigor e comparadas à Capacidade de Suporte Ambiental. Esta proposição constitui-se numa contribuição a uma das etapas do processo de planejamento de transportes urbanos, devendo-se, por isso mesmo, voltar aos procedimentos correntes após a etapa de atribuição e tráfego. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transportes urbanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poluição | - |
Título: dc.title | O planejamento de transportes urbanos como instrumento de controle da poluição do ar e sonora devida a circulação dos veículos automotores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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