Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHanna, Elenice Seixas-
Autor(es): dc.creatorKohlsdorf, Marina-
Autor(es): dc.creatorQuinteiro, Regiane S.-
Autor(es): dc.creatorFava, Virgínia Maria Dalfior-
Autor(es): dc.creatorSouza, Deisy das Graças de-
Autor(es): dc.creatorRose, Júlio C. de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:29:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:29:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2008-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33204-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000100006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/910046-
Descrição: dc.descriptionEste estudo relata o emprego de um sistema lingüístico em miniatura para investigar a aprendizagem de leitura. Vinte estudantes de graduação (10 da área de exatas e 10 de humanas) aprenderam a relacionar figuras e pseudo-palavras impressas às correspondentes pseudo-palavras ditadas, em tarefas de discriminação condicional realizadas em computador. Sessões de ensino foram intercaladas com testes de leitura de palavras novas, formadas pela recombinação de elementos das palavras ensinadas (generalização recombinativa). Nove estudantes de exatas e quatro de humanas apresentaram leitura recombinativa após a aprendizagem de 12 palavras. Os escores em leitura de palavras novas aumentaram à medida que aumentava o número de palavras ensinadas. Ambos os achados podem ser interpretados como efeitos de experiências de aprendizagem com relações simbólicas. As diferenças entre estudantes das áreas de humanas e exatas podem também refletir fatores motivacionais.-
Descrição: dc.descriptionThis study reports the use of a miniature linguistic system in order to investigate reading acquisition. Twenty college students, 10 from Natural Sciences and Engineering (NSE) and 10 from Health and Social Sciences (HSS) courses, learned to relate pictures and printed pseudo-words to dictated pseudo-words in conditional discrimination tasks presented by a computer. Teaching sessions were interspersed with tests of reading new words formed by recombination of elements of taught words (generative recombination). Nine students from NSE and four from HSS developed generalized reading after learning 12 relations with pseudo-words. Reading scores of new words increased as number of taught words increased. Both findings could be interpreted as effects of learning experiences with symbolic relations. Differences between the NSE and the HSS students could also reflect motivational factors.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722008000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - leitura-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição de linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários - ciências exatas-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários - ciências humanas-
Título: dc.titleDiferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura-
Título: dc.titleIndividual differences in reading acquisition with a miniature linguistic system-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.