Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Baptista, Dulce Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:29:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:29:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/900 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/900 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909991 | - |
Descrição: dc.description | Com base em amostra de textos publicados na atual década, analisa-se o impacto dos metadados na representação descritiva, especialmente nas atividades de catalogação. Explora-se o conceito de representação, procurando situá-lo no âmbito da ciência da informação. A representação do conhecimento é ilustrada como uma seqüência de etapas que se utilizam de linguagens documentárias ou metalinguagens. Descreve-se a ruptura paradigmática característica da representação de documentos eletrônicos. Considera-se a necessidade de integração entre as práticas bibliotecárias e as novas tecnologias, em função de se atender às necessidades de recuperação da informação. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | With basis on publications of the current decade, the impact of metadata on descriptive representation, and specially on cataloging, is analyzed. The concept of representation is explored with the purpose of understanding it within the context of information science. Knowledge reprentation is seen as a number of steps that make use of documentary languages or metalanguages. Paradigmatic rupture typical of electronic documents is described. The need of integrating library practices and new technologies is considered, having in view information retrieval demands. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Catalogação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem documentária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metadados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metalinguagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação descritiva | - |
Título: dc.title | O impacto dos metadados na representação descritiva | - |
Título: dc.title | Metadata impact on the descriptive representation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: