Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBorges, Erivan Ferreira-
Autor(es): dc.creatorPereira, Jose Matias-
Autor(es): dc.creatorBorges, Gilmara Mendes da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:29:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:29:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20729-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909977-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo propõe-se mensurar o nível de educação fiscal do cidadão, a partir da base de dados do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. São apresentados alguns trabalhos que tratam da educação fiscal em nível nacional e internacional, cujos fundamentos retratam uma educação voltada ao exercício da plena cidadania. Os dados utilizados são resultados de uma pesquisa de campo realizada com o apoio da Escola de Administração Fazendária, utilizando como instrumento de coleta o surveymonkey. A amostra compreendeu 1.804 respostas a um questionário estruturado a partir dos fundamentos da educação fiscal pregados pela gestora do programa (ESAF). Os dados foram tratados por análise fatorial, sob o pressuposto de identificar dimensões latentes do nível de educação fiscal dos cidadãos. Pelos fundamentos, previa-se a identificação de sete dimensões, mas os resultados evidenciaram quatro dimensões latentes observáveis e fundamentadas teoricamente. Comprovou-se, apesar das limitações inerentes ao tipo de pesquisa, a possibilidade de mensuração do nível de entendimento da educação fiscal por múltiplos componentes, considerando afirmar que a educação e seus fundamentos são entendidos pela população, que reconhecem a sua importância, pressupondo ainda uma contribuição ao estado da arte da pesquisa na medida em que fomenta e dissemina a temática da educação fiscal no contexto acadêmico em nível de graduação e pós graduação e abre campo para estudos que objetivem revalidar os achados.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Administração-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade de São Paulo-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista de Contabilidade e Organizações - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)). Fonte: http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522. Acesso em: 25 maio 2016.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fiscal-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Título: dc.titleGestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.