Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Borges, Erivan Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Jose Matias | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Gilmara Mendes da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:29:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:29:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20729 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909977 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo propõe-se mensurar o nível de educação fiscal do cidadão, a partir da base de dados do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. São apresentados alguns trabalhos que tratam da educação fiscal em nível nacional e internacional, cujos fundamentos retratam uma educação voltada ao exercício da plena cidadania. Os dados utilizados são resultados de uma pesquisa de campo realizada com o apoio da Escola de Administração Fazendária, utilizando como instrumento de coleta o surveymonkey. A amostra compreendeu 1.804 respostas a um questionário estruturado a partir dos fundamentos da educação fiscal pregados pela gestora do programa (ESAF). Os dados foram tratados por análise fatorial, sob o pressuposto de identificar dimensões latentes do nível de educação fiscal dos cidadãos. Pelos fundamentos, previa-se a identificação de sete dimensões, mas os resultados evidenciaram quatro dimensões latentes observáveis e fundamentadas teoricamente. Comprovou-se, apesar das limitações inerentes ao tipo de pesquisa, a possibilidade de mensuração do nível de entendimento da educação fiscal por múltiplos componentes, considerando afirmar que a educação e seus fundamentos são entendidos pela população, que reconhecem a sua importância, pressupondo ainda uma contribuição ao estado da arte da pesquisa na medida em que fomenta e dissemina a temática da educação fiscal no contexto acadêmico em nível de graduação e pós graduação e abre campo para estudos que objetivem revalidar os achados. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de São Paulo | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista de Contabilidade e Organizações - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)). Fonte: http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522. Acesso em: 25 maio 2016. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação fiscal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão pública | - |
Título: dc.title | Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: