Oficinas didáticas interdisciplinares : proposições do Pibid História e Sociologia UnB 2020-2022

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCigales, Marcelo Pinheiro-
Autor(es): dc.creatorPortela, Cristiane de Assis-
Autor(es): dc.creatorRosa, Bibiana Soyaux de Almeida-
Autor(es): dc.creatorLima, Gabriela Almeida de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:29:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:29:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45523-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-4320-5941-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-4500-4748-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-0005-5226-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-2159-7558-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909694-
Descrição: dc.descriptionA publicação é resultado das atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de Brasília (UnB) na edição 2020-2022. Trata-se de um material produzido por pibidianos(as): licenciados(as) de História e Ciências Sociais, professores(as) supervisores(as) da Educação Básica e professores(as) coordenadores(as) da UnB. Com a publicação deste material pedagógico, resultado de 18 meses de trabalho coletivo e colaborativo, queremos registrar que para a profissionalização da formação docente no Brasil urge a ampliação, fortalecimento e valorização do Pibid, que demostra ser uma política efetiva para a permanência dos estudantes de licenciatura nos cursos de graduação. Trata-se de um material pedagógico, estruturado em formato de oficinas, que refletem ao menos duas questões que estruturaram o subprojeto entre as licenciaturas de História e de Sociologia da UnB. A primeira é referente a interdisciplinaridade entre duas licenciaturas da área de humanidades. Como registro desse trabalho colaborativo, destacamos que a integração entre os componentes disciplinares ocorreu por meio de trabalhos e debates a partir de eixos temáticos, uma vez que a proposta do projeto foi utilizar a pesquisa como pressuposto de ensino, questão já presente nos debates teóricos e pedagógicos de ambas as áreas. A segunda questão faz alusão a criação de grupos (também chamados de clubes) que se dividiram de forma a reunir integrantes de ambas as áreas para discutir e exercitar pedagogicamente os quatro eixos propostos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a partir da forma em que foram recontextualizados pelo Currículo em Movimento do Distrito Federal para o Ensino Médio, publicado em 2020. Assim, os(as) pibidianos(as) foram estimulados a elaborar oficinas pedagógicas ao redor dos eixos de: a) "Investigação Científica", que se transformou na Oficina "Artivismo"; b) "Processos Criativos", que deu origem à Oficina intitulada "Cineclube Lado B"; c) "Mediação e Intervenção Sociocultural", que se materializou na Oficina intitulada "Rasurando Narrativas", e; d) "Empreendedorismo", a partir do qual foi proposta a Oficina "Além dos Muros".-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Sociologia (ICS SOL)-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Sociais (ICS)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International License.-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade de Brasília-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Título: dc.titleOficinas didáticas interdisciplinares : proposições do Pibid História e Sociologia UnB 2020-2022-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.