A lírica gilkiana : Eros e suas representações sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Rita de Cassi Pereira dos-
Autor(es): dc.creatorBritto, Irene Lage de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:29:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:29:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2011-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2011-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7857-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909686-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2009.-
Descrição: dc.descriptionA forma restrita como Eros foi representado desde a Antiguidade até cerca da década de 70 do século XX constituiu um elemento de repressão da mulher. Suas representações, ideo-logicamente tratadas, transformaram-se em instrumento de controle do pensamento, da pala-vra e do comportamento feminino, eximindo-se da relação analógica com o contexto religioso apenas a omissão (do desejo), objetivo do controle. Nessa perspectiva, a associação entre Li-teratura e Representações Sociais, com base nos pilares comuns que as sustentam, o simbólico e a linguagem, permitiu a operacionalização de leituras analíticas de Eros e do erótico na obra de Gilka Machado, poeta simbolista. O objetivo do trabalho foi identificar a representação de Eros e do erotismo na poesia gilkiana, com base na teoria das Representações Sociais. O estu-do tornou-se possível porque, além de pilares comuns, essas áreas têm como foco de trabalho a relação entre o dado e o construído, na Literatura, e o tomado da realidade e o a ela devolvi-do, nas Representações Sociais, aspectos que, em última instância, são bastante próximos em sua gênese, já que advindos da sociedade em sua expressão e significação do momento. A pesquisa abrangeu a obra de Gilka Machado reunida no volume “Poesias completas”, que inclui todos os seus livros. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe way Eros was represented since antiquity until about the 70s of the twentieth cen-tury was an element of repression of women. Its representations, ideologically treated, became an instrument of control of thought, word and female behavior, exempting from the analogical relation with the religious context only the act (of desire), the control objective. Accordingly, the association between Literature and Social Representations, based on the common pillars that sustain it, the symbolic and the language, allowed the operation of analytical readings of Eros and the erotic content in the work of Gilka Machado, a symbolist poet. The objective of this study was to identify the representation of Eros and eroticism in the poetry of Gilka Ma-chado, based on the theory of Social Representations. The study was made possible because, in addition to common pillars, these areas focus the relationship between the data and built, in Literature, and the subject taken from reality and the subject returned to it, in the Social Re-presentations, aspects that ultimately are very similar in its genesis, once they arise from so-ciety in its expression and significance of the moment. The study covered the work of Gilka Machado gathered in the volume "Complete Poems", which includes all her books.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectMachado, Gilka, 1893-1980-
Palavras-chave: dc.subjectSimbolismo (Literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura erótica brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações sociais-
Título: dc.titleA lírica gilkiana : Eros e suas representações sociais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.