Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Jeane dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Maria da Purificação Nazaré | - |
Autor(es): dc.creator | Barroso, Rosemary da Rocha Fonseca | - |
Autor(es): dc.creator | Botelho, Raquel Braz Assunção | - |
Autor(es): dc.creator | Zandonadi, Renata Puppin | - |
Autor(es): dc.creator | Raposo, António | - |
Autor(es): dc.creator | Han, Heesup | - |
Autor(es): dc.creator | Araya-Castillo, Luis | - |
Autor(es): dc.creator | Ariza-Montes, Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Akutsu, Rita de Cássia Coelho de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:29:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:29:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43664 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3390/su14031728 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-8279-4769 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-3427-3288 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-0369-287X | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-0370-3089 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-5286-2249 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-6356-3001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-7574-3907 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-5921-0753 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909664 | - |
Descrição: dc.description | Occupational risk assessment in school food services (SFS) should include factors related to occupational hygiene, physical–functional planning, worker health, and good meal production practices. This study aimed to develop an instrument to assess occupational risk in school food services and perform content validation and semantic evaluation. The research included three steps: (i) instrument’s development; (ii) content validation (Delphi); and (iii) semantic evaluation (focus group). After an extensive literature review, four instruments were developed. The Delphi was validated by the Content Validity Coefficient (CVC), with an agreement greater than 90%. The semantic analysis was performed through four meetings using a focus group. After the content and semantic evaluation, there were four final instruments: Identification of Socioeconomic and Demographic Conditions of Food Handlers and Geographical Mapping of SFS (30 items); Knowledge and Attitudes in Food Hygiene Assessment (33 items); Perception of Occupational Risks (16 items); and Mapping of Occupational Risks in SFS (97 items). Instrument’s content validation and semantic evaluation contributed to constructing and validating forms for analyzing occupational risks and adjusting respondents’ language and sociocultural components. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | MDPI | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Riscos ocupacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentos - manuseio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | - |
Título: dc.title | Occupational risk assessment in school food services : instruments’ construction and internal validation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: