Museus possíveis : histórias do Museu de Arte de Brasília

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFicher, Sylvia-
Autor(es): dc.contributormai.guima@coarquitetos.com-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Maíra Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:28:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:28:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45094-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909600-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022.-
Descrição: dc.descriptionA vidado edifício do Museu de Arte de Brasília pode ser considerada uma das histórias mais antigas e conturbadas da Capital Federal. Construído em meio aos preparativos para a inauguração da cidade, o prédio foi projetado para servir como restaurante do conjunto de cinco edificações do Anexo do Brasília Palace Hotel. Em pouco tempo subutilizado, passou a abrigar outros diversos usos, tendo funcionado como Clube das Forças Armadas, Associação Atlética Novacap e até como Casarão do Samba, quando, por fim, em 1985, foi convertido na primeira sede do acervo de arte do Governo do Distrito Federal. Apesar da sua relevância para a cultura da cidade, a existência do MABfoi marcada por inúmeros impasses funcionais e políticos, o que fez da sua sede e do seu entorno os objetos de muitos projetos e adiamentos. Em 2007, o edifício foi embargado e seu acervo de arte transferido para o recém-inaugurado Museu Nacional da República. Quase quatorze anos fechado e mais de seis anos em reforma, o MAB foi finalmente reaberto em maio de 2021. Mas ainda poucos conhecem a sua história. Desenvolvida entre 2015 e 2022, esta investigação iniciou-se no âmbito do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, contudo, devido ao volume e ao ineditismo dos primeiros resultados, foi alçada ao título de Doutorado. Ao final de 2020, com o suporte do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, foi lançado e distribuído gratuitamente o pequeno livro MAB: o Museu de Arte de Brasília desde o Anexo do Brasília Palace Hotel, com a divulgação de algumas informações resultantes da presente pesquisa. Agora, o trabalho, fruto de levantamentos mais aprofundados, é apresentado emsua completude, expressivamente ampliado em fatos históricos e em questões diversificadas, além de enriquecido por registros documentais e fotográficos.Pensada na forma de uma antologia multidisciplinar e iconográfica, além das partes introdutórias e conclusivas, a tese está exposta em quatro capítulos: os dois primeiros, de mesma periodização, abordam as contextualizações referentes às circunstâncias das origens do edifício e do território e à gênese do Museu de Arte de Brasília em si, desde o início do planejamento da nova cidade até a criação da instituição; o terceiro capítulo se debruça sobre a historicidade do MABenquanto confluência das temáticas antecedentes, em junção das esferas edifício, arte, instituição e cidade; o quarto e último capítulo, vem desvelar trechos biográficos da trajetória do arquiteto do prédio, até então no anonimato. Este estudo consiste, assim, no resgate de memórias dispersas acerca de patrimônios não reconhecidos da cidade, cujos históricos estão intrinsecamente relacionados aos desenvolvimentos, aos impasses e às contradições da breve cultura artística, arquitetônica e urbanística local. A história do museu carrega em si muitas estórias de Brasília.-
Descrição: dc.descriptionThe Brasilia Art Museum building has one of the most ancient and troubled histories in the Federal District of Brazil. Built in the midst of the preparations for the city opening, the building was designed to be the restaurant for the set of five edifications assembled for the Brasília Palace Hotel Annex. In a short time it became underused, being assigned for other miscellaneous purposes, as the Military Forces Club, the Urbanization Company’s Athletic Association and even as a samba concert house, when, finally, in 1985, it was converted into the first venue of the city’s art collection. Despite its relevance to the local culture, the existence of the museum was marked by countless functional and political deadlocks that made the building and its surroundings objects of many projects and adjournments. In 2007, the building was embargoed and its art collection transferred to the newly opened National Museum of the Republic. After almost fourteen years being closed and more than six years under renovation, the Brasilia Art Museum was finally reopened in May 2021, but still few people know its history.Developed between 2015 and 2022, this research began within the scope of the Master in Architecture and Urbanism at the University of Brasilia, however, due to the volume and originality of the first results, it was raised to the title of Doctorate. At the end of 2020, backed up by a governmental fund, was launched and distributed the book MAB: The Brasilia Art Museum since theBrasilia Palace Hotel Annex, with the disclosure of some information from this research. This work, the outcome of more in-depth surveys, is now presented in its completeness, expressively amplified in historical facts and in diversified questions, as well as enriched by documentary and photographic records.Not to mention the introductory and the conclusive parts, the thesis was thought in the form of a multidisciplinary and iconographic anthology, presented in four chapters: the first two, from same periodization, approach the investigations referring to the circumstances of the origins of the building and its territory, and also the genesis of the Brasilia Art Museum itself, from the planning of the new city until the creation of the institution; the third chapter focuses on the historicity of the museum as a confluence of the building, art, institution and city spheres; the fourth and final chapter, comes to reveal biographical excerpts from the trajectory of the building architect, anonymous so far.This study consists, therefore, in the rescue of dispersed memories about an unrecognized heritage, whose histories are intrinsically related to the developments, the impasses and the contradictions of the capital’s brief artistic, architectural and urban planning cultures. The museum’s history carries many stories from Brasília.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectUrbanismo-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectMuseologia-
Palavras-chave: dc.subjectArtes plásticas-
Título: dc.titleMuseus possíveis : histórias do Museu de Arte de Brasília-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.