
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Chaw-Shung, Huang | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Welligton Antonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:28:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:28:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1980 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45720 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909549 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Fitopatologia, 1980. | - |
| Descrição: dc.description | Com base na Coleção Nematológica da Universidade de Brasília, que é composta de nematóides extraídos de solos, raízes, caules, sementes e folhas, oriundos de diferentes regiões do Brasil e de grande variedade de espécies vegetais, foram separadas 624 amostras, compostas de nematóides extraídos de solos e raízes, para identificação das espécies de Helicotylenchus. Em 279 dessas amostras foi detectada a presença deste nematóide, totalizando 44,1% das amostras trabalhadas. As referidas amostras foram coletadas nos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, no Distrito Federal e no Território Federal do Amapá. Comparada à porcentagem de outros ectoparasitas encontrados, a de Helicotylenchus foi significativamente supeior, motivando assim o desenvolvimento deste trabalho. A proposição do mesmo foi: - Identificar e ilustrar as espécies presentes no território brasileiro e as respectivas plantas is quais estão associadas. - Organizar uma coleção de materiais permanentes, disponível para consulta dos pesquisadores brasileiros e do exterior. - Obter informações sobre o tipo de "habitat" das espécies deste gênero no Brasil. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nematóides | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fitopatologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ectoparasitas | - |
| Título: dc.title | O gênero Helicotylenchus Steiner, 1945 no Brasil (Nematoda Hoplolaimidae) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: