Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorZerbini, Thaís-
Autor(es): dc.creatorAbbad, Gardênia da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:28:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:28:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27333-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909476-
Descrição: dc.descriptionPesquisas em avaliação de treinamentos a distância são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao construir e validar estatisticamente o instrumento Estratégias de Aprendizagem. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a freqüência com que os participantes utilizam as estratégias ao longo do curso. Foram realizadas análises estatísticas de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (alfa de Cronbach). Após a validação estatística, o instrumento apresentou sete fatores: Controle da emoção, 5 itens (a=0,89); Busca de ajuda interpessoal, 6 itens (a=0,89); Repetição e organização, 5 itens (a=0,77); Controle da motivação, 4 itens (a=0,84); Elaboração, 3 itens (a=0,83); Busca de ajuda ao material didático, 2 itens (a=0,75); Monitoramento da compreensão, 3 itens (a=0,82). Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável.-
Descrição: dc.descriptionAlthough few researches on evaluation of distance training. This article intends to contribute on this area when build and statistically validate the instrument Learning Strategies. The evaluated course was offered by SEBRAE to Brazilian students. The data have been collected at the end of the course by questionnaire that measured the frequency with the participants to use the strategies during the course. It have been made statistics analyses of Principal Components (PC) and Factors (PAF) and Internal Consistency (Coefficient Alpha). After the statistical validate, the questionnaire present seven factors: Emotion control, 5 questions (a=0,89); Interpersonal help seeking, 6 questions (a=0,89); Rehearsal and organization, 5 questions (a=0,77); Motivation control, 4 questions (a=0,84); Elaboration, 3 questions (a=0,83); Help of the material, 2 questions (a=0,75); Comprehension monitoring, 3 questions (a=0,82). The results indicated that the scale is valid and reliable statistically.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsico-USF - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Título: dc.titleEstratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala-
Título: dc.titleLearning strategies in distance course: validation of a scale-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.