Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castellani Filho, Lino | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Evellyn Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:28:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:28:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38733 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909447 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo principal de conhecer a distribuição geopolítica dos cursos superiores de Educação Física e com isso realizar primeiras aproximações com os elementos influenciadores dessa disposição geográfica. As diretrizes curriculares do referido curso passaram por diversas modificações até a recém-publicada Resolução CNE 06/2018, atualmente em vigor. Cada dispositivo que tratava dessas diretrizes estava diretamente relacionada com o momento histórico social que estava inserido, sendo de suma importância a compreensão de cada um deles. A análise de conjuntura dos recentes acontecimentos políticos foi imprescindível no tocante ao desvelamento dos caminhos que a educação e a Educação Física têm traçado nos últimos anos, com avanços e retrocessos a cada política implantada. Os dados analisados, mapeados e categorizados no âmbito desse trabalho sobre o quantitativo de cursos existentes são disponibilizados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os resultados alcançados demonstram a necessidade da construção de processos avaliativos para os cursos superiores em EF existentes, o que acarreta na necessidade de aprofundamento do estudo e de novos estudos acerca do tema. | - |
Descrição: dc.description | The present study was developed with the main objective of knowing the geopolitical distribution of the Physical Education higher courses and with this to make first approximations with the influencing elements of this geographical arrangement. The curricular guidelines of the course underwent several modifications until the recently published Resolution CNE 06/2018, currently in force. Each device that dealt with these guidelines was directly related to the historical social moment that was inserted, and the understanding of each one of them was of paramount importance. The conjuncture analysis of the recent political events was essential regarding the unveiling of the paths that education and Physical Education have been tracing in recent years, with advances and setbacks for each implemented politcs. The data analyzed, mapped and categorized as part of this work on the quantity of existing courses are made available annually by the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research. The results show the necessity for the construction of evaluation processes for existing higher education courses, which leads to the need for further study and further studies on the subject. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Física (FEF) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distribuição Geopolítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geopolítica - Brasil | - |
Título: dc.title | Formação superior em educação física : possíveis entendimentos da distribuição geopolítica dos cursos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: