Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bertolin, Maria Natacha Toral | - |
Autor(es): dc.creator | Conti, Maria Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Slater, Betzabeth | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:28:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:28:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13639 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009001100009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909375 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo visou avaliar percepções, barreiras e características de materiais educativos de promoção de alimentação saudável descritas por adolescentes. Realizaram-se quatro grupos focais com 25 adolescentes com perguntas sobre: percepção e motivação para modificar a dieta; conceito de alimentação saudável e barreiras para sua adoção; e características de impressos para a promoção de práticas alimentares saudáveis. Observou-se uma freqüente indecisão quanto a classificar a dieta como saudável. Os adolescentes referiram não se sentir confiantes para modificar a dieta, mas relataram conceitos adequados sobre alimentação saudável. As principais barreiras citadas foram focadas em aspectos pessoais e sociais, como: a tentação, o sabor dos alimentos, a influência dos pais e a falta de tempo e de opções de lanches saudáveis na escola. Para os jovens, materiais educativos de promoção de alimentação saudável devem reforçar seus benefícios imediatos e destacar mensagens alarmantes sobre os riscos à saúde advindos de uma alimentação inadequada. _______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The aim of this study was to evaluate perceptions, barriers, and characteristics of teaching materials to promote healthy eating, as described by teenagers. Four focus groups were conducted with 25 adolescents, including questions on: perceptions regarding diet and motivations to change; concepts of (and barriers to) healthy eating; and characteristics needed for teaching materials to promote healthy eating. The teens were often undecided when attempting to classify a diet as healthy. They generally reported feeling insecure about making dietary changes, but showed adequate notions of healthy eating. The main barriers involved personal and social characteristics: temptation, food flavors, parental influence, and lack of time and options for healthy snacks at school. According to these teenagers, educational materials for promotion of healthy eating should emphasize the immediate benefits and emphasize high-impact messages on the health risks of unhealthy diet. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Cadernos de Saúde Pública - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-311X&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 jul. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hábitos alimentares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde do adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde | - |
Título: dc.title | A alimentação saudável na ótica dos adolescentes : percepções e barreiras à sua implementação e características esperadas em materiais educativos | - |
Título: dc.title | Healthy eating according to teenagers : perceptions, barriers, and expected characteristics of teaching materials | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: