Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Fabiana Serra de | - |
Autor(es): dc.creator | Rojas Alvarado, Alex Heriberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:28:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:28:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31988 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.31988 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909367 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação visa analisar a satisfação produzida pelas características do ambiente construído nas viagens a pé no Distrito Federal. Para tanto, esta pesquisa adaptou o modelo teórico de satisfação de Cao (2016) para conectar as características do ambiente construído preconizadas por Cervero et al., (2009) e a satisfação nas viagens a pé. Assim, com base nessas referências, a satisfação nas viagens a pé foi estimada por meio da utilização da modelagem com equações estruturais. Como variáveis do ambiente construído, foram utilizadas medidas de densidade populacional no local de residência dos entrevistados, diversidade de uso do solo na origem da viagem, disponibilidade de transporte público no local de residência, desenho urbano e destinos accessíveis no local de residência. Como variáveis de controle foram utilizadas variáveis socioeconômicas e domiciliares dos indivíduos e ainda como variáveis latentes usou-se a acessibilidade para caminhar, inconveniências para caminhar e satisfação nas viagens a pé. Como resultado principal desta pesquisa encontrou-se que nem todas as variáveis socioeconômicas e do ambiente construído influenciaram na satisfação das viagens a pé. No entanto, variáveis como a idade, renda, grau de instrução, diversidade do uso do solo, desenho urbano e disponibilidade do transporte público mostraram indícios para não rejeitar relação causal entre a satisfação nas viagens a pé e as características do ambiente construído. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation aims to analyze the level of satisfaction with built environment characteristics on walking in the Federal District-Brazil. The analysis adapted the theoretical satisfaction model from Cao (2016) to connect built environment characteristics cited by Cervero et al., (2009) and the level of satisfaction on walking. Thus, based on these references, satisfaction on walking was estimated using structural equations modeling. The model examines as variables of the built environment measures of population density at the place of residence, diversity of land use at the origin, distance to transit at the place of residence, urban design and destinations access at the place of residence. As control variables were also used the socioeconomic and household variables of individuals, and as latent variables the accessibility on walking, nuisance on walking and satisfaction on walking. The main result of this research shows that not all the socioeconomics variables and the built environment characteristics influenced satisfaction on walking. However, variables such as age, income, educational level, diversity, urban design and distant to transit, showed signs of not rejecting the causal relationship between satisfaction on walking and built environment characteristics. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Transportes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente construído | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satisfação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Viagens | - |
Título: dc.title | Modelagem da satisfação produzida pelas características do ambiente construído nas viagens a pé | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: