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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Soraia Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Elise Hirako | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:28:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:28:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44383 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909355 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa proposta nesta dissertação desenvolve imbricamentos dos conceitos de performance intercultural e ritual (Richard Schechner e Victor Turner), situação de solidão (Martin Heidegger e Cecília Ito Saito) e japonicidades (Elisa Massae Sassaki e Ismar Borges Lima) em processos composicionais para a cena. Desse modo buscou-se refletir sobre as práticas do Kumiodori, da Dança Butoh e do Teatro Noh objetivando uma criação cênica: Yurusanai. Por meio da metodologia cartográfica foi possível estabelecer o diálogo entre o estudo dos artistas japoneses Kazuo Ohno, Tatsumi Hijikata e da bailarina alemã Mary Wigman, em sua contextualização estética expressionista, entre guerras. Tal estudo integrado à uma compreensão da metodologia criativa de artistas como Maura Baiocchi, Rosa Saito, Takashi Morishita e Soraia Silva, visaram ampliar a compreensão de práticas criativas em contexto intercultural, as quais contribuem para os estudos da cultura japonesa. | - |
Descrição: dc.description | The research proposed in this dissertation develops the overlapping of the concepts of intercultural and ritual performance (Richard Schechner and Victor Turner), situation of solitude (Martin Heidegger and Cecília Ito Saito) and japaneseness(Elisa Massae Sassaki and Ismar Borges Lima) in compositional processes for the scene . In this way, we sought to reflect on the practices of Kumiodori, Butoh Dance and Noh Theater aiming at a scenic creation: Yurusanai. Through the cartographic methodology, it was possible to establish a dialogue between the study of Japanese artists Kazuo Ohno, Tatsumi Hijikata and the German dancer Mary Wigman, in their expressionist aesthetic contextualization, between wars. This study, integrated with an understanding of the creative methodology of artists such as Maura Baiocchi, Rosa Saito, Takashi Morishita and Soraia Silva, aimed to broaden the understanding of creative practices in an intercultural context, which contribute to the studies of Japanese culture. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance intercultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japonicidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo criativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solidão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criação cênica | - |
Título: dc.title | Performance intercultural em situação de solidão japonicidades e Butoh no processo criativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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