Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Carlos Alexandre Barboza Plínio dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Givânia Maria da | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Daniele Conceição Sarmento de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:28:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:28:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37756 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909310 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2019. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo evidenciar os processos históricos e sociais que colaboraram e colaboram para a invisibilidade dos estudantes quilombolas no estado do Pará, assim como verificar de que forma seu deu e está se dando o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola no referido Estado, e sua relação com os anseios dos quilombolas por uma educação que valorize suas especificidades. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, e documentais, assim como foram feitas entrevistas semiestruturadas. Por fim, conclui-se que embora já exista um quantitativo relevante de escolas quilombolas no estado do Pará, infelizmente essas escolas ainda não possuem estrutura material e pedagógica para atender as crianças e jovens quilombolas. E a valorização dos aspectos culturais e sociais para a formação dos quilombolas ainda estão muito aquém do esperado. A educação escolar quilombola ainda não contempla toda a educação básica. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to highlight the historical and social processes that collaborated and contribute to the invisibility of quilombola students in the state of Pará, as well as to verify how it gave and is taking place the process of implementation of the National Curriculum Guidelines for Education. Quilombola School in that State, and its relationship with the quilombola's yearnings for an education that values its specificities. To this end, bibliographic and documentary searches were performed, as well as semi-structured interviews. Finally, it can be concluded that although there is already a significant number of quilombola schools in the state of Pará, unfortunately these schools do not have the material and pedagogical structure to serve quilombola children and young people. And the appreciation of cultural and social aspects for the formation of quilombolas is still far from expected. Quilombola school education does not yet cover all basic education. | - |
Descrição: dc.description | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Escolar Quilombola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes quilombolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Invisibilidade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação quilombola | - |
Título: dc.title | Um mergulho nos rios do esquecimento : a invisibilidade do estudante quilombola no estado do Pará | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: