Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lignelli, César | - |
Autor(es): dc.creator | Mundim, Tiago Elias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:28:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:28:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34744 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909206 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. | - |
Descrição: dc.description | A partir da utilização da tecnologia na aprendizagem, treinamento e performance do ator-cantor-bailarino de Teatro Musical, o presente trabalho se propõe a gerar reflexões a respeito da utilização desses dispositivos tecnológicos no desenvolvimento das habilidades desses profissionais e do quanto este uso tem influenciado as relações de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. Esta pesquisa propõe ainda o desenvolvimento de novos processos híbridos de treinamento que possam interligar as Artes Cênicas com a Ciência da Computação, permitindo um campo de pesquisa que abarque essas duas áreas do conhecimento em prol de uma abordagem de treinamento do ator-cantor-bailarino que se aproprie das recentes evoluções tecnológicas na proposição de novas ferramentas a serem utilizadas no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades desse performer. Deste modo, foi realizada uma pesquisa com estudantes, professores e profissionais de Teatro Musical no Brasil e no Reino Unido, a fim de se compreender melhor como esses indivíduos têm utilizado as tecnologias em seus treinamentos e como podemos elaborar formas de sistematizar o uso desses aparatos tecnológicos para serem aproveitados de maneira mais efetiva. Este trabalho busca também uma compreensão do funcionamento das atividades neurais e comportamentais do ser humano a partir da perspectiva da Neurociência, o que pode ampliar o leque de possibilidades dentro do estudo do movimento. Esta análise poderá ser útil também para o desenvolvimento de técnicas, teorias e treinamentos dos atores-cantores-bailarinos nas diversas modalidades artísticas, a fim de se atingir a mimese em cena com um nível ainda mais elevado de acurácia e presença cênica. A mimese que apresentamos nesse trabalho é uma revisão do senso comum de seu significado enquanto mera imitação da realidade, rumo a uma retomada da definição original e mais complexa da mimese aristotélica, que é a criação de uma nova realidade viva em cena. Acreditamos ainda que a assimilação desse novo conhecimento técnico e científico por parte do performer em seu treinamento pode resultar em uma maior experiência de imersão da plateia durante os espetáculos musicais. Por fim, esta pesquisa propõe o desenvolvimento do Sistema de Treinamento Artístico para o Ator-Cantor-Bailarino (STArt-ACB), que pretende promover o diálogo entre os diversos centros de treinamento espalhados pelo mundo, além de possibilitar o acesso a um treinamento digital online e ampliar as possibilidades de desenvolvimento técnico e artístico das habilidades dos atores-cantores-bailarinos a partir da utilização das mais recentes inovações tecnológicas existentes. | - |
Descrição: dc.description | The present work proposes to generate thoughts and discussions about the use of technological devices in learning, training and performance of the actor-singer-dancer of Musical Theatre, and how this usage has influenced teaching and learning processes in contemporary times. It also proposes the development of new hybrid training processes that link Performing Arts and Computer Science, allowing a research field that encompasses these two areas of knowledge in favor of an actor-singer-dancer training approach that takes advantage of the most recent technological advancements, in order to propose new tools to be used in learning and development processes of performers’ skills. Thus, a research was conducted with Musical Theatre students, teachers and performers in Brazil and United Kingdom in order to understand how those individuals have been using technological devices in their training and how we can elaborate ways to systematize the usage of those devices in a more effective way. This work also attempts to understand the operation of neural and behavioral functions of the human being from the Neuroscience perspective, which can expand the range of possibilities within the study of movement. It may also be useful to the development of techniques, theories and trainings of actors-singers-dancers from various artistic modalities in order to achieve the mimesis on stage with an even higher level of accuracy and scenic presence. The mimesis presented in this work is a revision of its common sense meaning as a mere imitation of the reality, towards a resumption of the original and more complex definition of the Aristotelian mimesis, which is the creation of a new living reality onstage. We also believe that the performer’s assimilation of this new technical and scientific knowledge in their training may result in a more immersive experience for the audience during shows. Finally, this research proposes the Artistic Training System for the Actor-Singer-Dancer (STArt-ACB), a system that intends to promote dialogues among various training centers around the world, to enable the access to an online digital training and to amplify the possibilities of actors-singers-dancers’ technical and artistic development through the use of the latest technological innovations released. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mimese na arte | - |
Título: dc.title | A utilização de tecnologias em processos de aprendizagem, treinamento e performance do ator-cantor-bailarino de Teatro Musical | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: