Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Secretaria de Estado e Educação do Goiás | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Paulo Vinícius Pereira de | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:28:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:28:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50387 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3926 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-6679-8439 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-1455-6646 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909194 | - |
Descrição: dc.description | O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) tem propiciado insights importantes sobre o desempenho dos estudantes no campo de conhecimento da Matemática na América Latina nas edições já realizadas, de 2000 até 2022. Infelizmente, os resultados alcançados revelam uma lacuna significativa entre os países latino-americanos e os países membros da OCDE que participam da avaliação. Diante disso, este artigo tem como objetivo geral analisar os resultados na área de Matemática no Pisa nos países da América Latina nas edições de 2000-2022. Como metodologia, utilizamos a pesquisa exploratória com ênfase nos documentos oficiais divulgados pelo Pisa e disponibilizados pela OCDE. Os principais resultados revelam que os países da América Latina - Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, apresentam médias inferiores aos países que participam da avaliação, variando entre 334 e 456 pontos no decorrer das edições realizadas. Indicam, ainda, que os países latino-americanos têm conquistado posições inferiores e crescido de forma amena, demonstrando que os estudantes possuem habilidades básicas em Matemática apenas o bastante para entender resultados e resolver questões simples que estão relacionadas ao contexto, sem aprofundamento significativo. A análise contínua desses resultados é crucial para fortalecer políticas educacionais mais eficazes e promover a equidade no acesso a uma Educação Matemática de qualidade na América Latina. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Sociedade Brasileira de Educação Matemática | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY NC SA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resultados | - |
Palavras-chave: dc.subject | América Latina | - |
Título: dc.title | Avaliação do desempenho matemático no PISA : foco nos países latino-americanos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: