
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cruz, Ligia Abreu Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Borges-Andrade, Jairo Eduardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Porto, Juliana Barreiros | - |
| Autor(es): dc.creator | Victorino, Luiz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:28:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:28:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36356 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180103 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-2843-1449 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-2373-9057 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0001-9164-2719 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-3095-0598 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909191 | - |
| Descrição: dc.description | Apesar da popularidade do constructo “cultura organizacional” na prática do psicólogo organizacional, é preciso questionar a qualidade teórico-metodológica de seus fundamentos no Brasil. Este estudo levantou 27 pesquisas cujo objeto foi a cultura de uma organização, nos 18 periódicos de psicologia e administração mais bem avaliados no período de 1996 a 2017. Os artigos foram classificados por suas características teóricas e metodológicas, tais como tipo de análise de dados e definições de cultura, dentre outros aspectos, para então serem quantificados e analisados qualitativamente. As tendências foram discutidas frente aos padrões da literatura global sobre cultura organizacional, à luz das características da produção nacional em comportamento organizacional. Recomendou-se especial atenção ao alinhamento entre método e epistemologia, além de aproximação dos avanços da literatura global na área. | - |
| Descrição: dc.description | Despite the popularity of the organizational culture construct in the organizational psychology´s practice, it is important to scrutinize the theoretical and methodological quality standards of its principles in Brazil. The present study investigated 27 articles targeting at an organization´s culture, in 18 psychology and administration top-ranked journals, issued between 1996 and 2017. The articles were classified by their theoretical and methodological characteristics, such as type of data analysis, culture definitions, among others, to be further quantified and qualitatively reviewed. The trends were discussed in face of organizational culture´s global literature standards, and according to the characteristics of national organizational behavior literature. Special attention was recommended to the alignment between method and epistemology, as well as to a convergence towards global literature´s new developments. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia organizacional | - |
| Título: dc.title | To understand and analyze an organization´s culture : theoretical and methodological choices in two decades of research in Brazil | - |
| Título: dc.title | Compreender e analisar a cultura de uma organização : escolhas teórico-metodológicas em duas décadas de pesquisa no Brasil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: