Práticas sociais de pedagogia sistêmica ressignificando modos de pensar, sentir, (inter)agir e ser no contexto escolar : um estudo crítico do discurso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoroa, Maria Luiza Monteiro Sales-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Franciene Soares Barbosa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:27:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:27:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47050-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909157-
Descrição: dc.descriptionDissertação (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.-
Descrição: dc.descriptionAs representações discursivas sobre a “crise” na educação frequentemente se direcionam mais para o “discurso fatalista” do que para possibilidades de mudança. Nesse sentido, muitas vezes, há o sentimento de impotência do ator escolar em possibilitar a mudança e, em consequência, sua ação é imobilizada, diante das redes de práticas escolares. Partindo dessa perspetiva, este estudo tem como objetivo geral, a partir de uma questão motivadora, em vez do problema em si, compreender as práticas sociais de Pedagogia Sistêmica e as possibilidades de (re)significação de modos de pensar, sentir, (inter)agir e ser em contextos de educação infantil e de séries iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal. Os Estudos Críticos do Discurso (ECD) são a base teórica desta investigação que também se apresentam como base metodológica, no termo da Análise de Discurso Crítica (ADC), tendo como estudiosos principais, Chouliaraki e Fairclough (1999); Fairclough (2003) e suas vinculações ao Realismo Crítico de Bhaskar (1989,1998) e a Linguística Sistêmica Funcional (LSF) postulada por Halliday (1994). Destacam-se também as contribuições de Magalhães (2005), Resende e Ramalho (2004, 2017) e de Dias (2011). Esses referenciais teóricos são associados a uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico; além disso, como essa abordagem teórico-metodológica propõe um diálogo com outras abordagens, acrescenta-se a essas perspectivas do Discurso a Pedagogia Crítica de Paulo Freire (1921,1979, 1981, 2002 e 2005) e as da própria Pedagogia Sistêmica – Hellinger (2008, 2020); Garcia Olvera (2010, 2019); Marianne Franke-Gricksch (2014); Enrich Parellada (2006); Vilaginés Traveset (2007); Núñez Álvarez (2013, 2017); e Fonseca (2013, 2018 2019). Como resultados, verificamos que a Pedagogia Sistêmica se constitui de marcas linguístico-discursivas específicas, que permeiam suas práticas discursivo-sociais particulares. Verificamos também que há uma ressignificação na negociação de identidades, como o docente não ocupar o lugar da família na (inter)ação com o estudante, assim como uma (inter)ação não assimétrica entre o sistema familiar e o sistema escolar, mas dialética e dialógica, de concordância agentiva. Novas possibilidades de mudança foram geradas, acionando questionamentos em relação a interações sociais legitimadas por assimetria de poder. Desse modo, é notável que práticas sociais de Pedagogia Sistêmica, ainda que recentes nas redes de práticas escolares, constituem possibilidades de ressignificação dos modos de pensar, sentir, (inter)agir e ser nos contextos escolares.-
Descrição: dc.descriptionDiscursive representations about the “crisis” in education are often directed more towards the “fatalistic discourse” than towards possibilities for change. In this sense, there is often a feeling of impotence on the part of the school actor to make change possible and, as a result, their action is immobilized in the face of school practice networks. From this perspective, this study has as general objective, from a motivating question, instead of the problem itself, to understand the social practices of Systemic Pedagogy and the possibilities of (re)signification of ways of thinking, feeling, (inter)act and being in contexts of early childhood education and elementary school in the Federal District. Critical Discourse Studies (CDS) are the theoretical basis of this investigation, which are also presented as a methodological basis, in the term of Critical Discourse Analysis (CDA), having as main scholars Chouliaraki and Fairclough (1999); Fairclough (2003) and its links to Bhaskar's Critical Realism (1989, 1998) and Systemic Functional Linguistics (SFL) postulated by Halliday (1994). Also noteworthy are the contributions of Magalhães (2005), Resende and Ramalho (2004, 2017) and Dias (2011). These theoretical references are associated with a qualitative ethnographic research; furthermore, as this theoretical-methodological approach proposes a dialogue with other approaches, Paulo Freire's Critical Pedagogy (1921, 1979, 1981, 2002 and 2005) and the perspectives of Systemic Pedagogy – Hellinger (2008, 2020); Garcia Olvera (2010, 2019); Marianne Franke-Gricksch (2014); Enrich Parellada (2006); Vilaginés Crossset (2007); Núñez Álvarez (2013, 2017) – itself are added to these Discourse perspectives. As a result, we found that Systemic Pedagogy is made up of specific linguistic-discursive marks, which permeate its particular discursive-social practices.We also verified that there is resignification in the negotiation of identities, such as the teacher not taking the place of the family in the (inter)action with the student, as well as a non-asymmetrical (inter)action between the family system and the school system, but dialectic and dialogic, of agentive agreement. New possibilities for change were generated, triggering questions regarding social interactions legitimized by power asymmetry. Thus, it is notable that social practices of Systemic Pedagogy, although recent in the networks of school practices, constitute possibilities for re-signification of ways of thinking, feeling, interacting and being in school contexts.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Linguística-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia sistêmica-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise crítica do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas sociais-
Palavras-chave: dc.subjectContexto escolar-
Título: dc.titlePráticas sociais de pedagogia sistêmica ressignificando modos de pensar, sentir, (inter)agir e ser no contexto escolar : um estudo crítico do discurso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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