A fotodocumentação como área transversal de estudo no contexto do ciclo da informação : uma análise em teses brasileiras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAncona Lopez, André Porto-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Alessandra dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:27:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:27:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34754-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909154-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa objetiva, a partir do levantamento, descrição e análise da produção científica sobre o tema “fotografia”, permeada pela discussão sobre o ciclo da informação (gênese, organização, recuperação, comunicação e uso), gerada nos programas de pós-graduação no Brasil, verificar a necessidade de uma nova área de estudo que seja capaz de acolher os sentidos e significados específicos da fotografia à luz do ciclo da informação. Estas bases são definidas como pilares da Ciência da Informação (CI) pelo PPGCINF/UNB (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/Universidade de Brasília), no qual a tese foi defendida. O estudo proposto considera como recorte a produção intelectual representada por teses desenvolvidas nos programas de pós-graduação no Brasil, compreendendo os anos de 1980 a 2016 e disponibilizadas na Base de Dados de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e complementado com informações da base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Em termos de aporte teórico, utilizamos como referência básica a obra de Luciano Floridi, Information: a very short introduction (2010) que aborda discussões sobre o ciclo da informação; reflexões sobre o alcance do “estado do conhecimento” no desenvolvimento da CI e fotografia. Foi realizado um mapeamento e descrição iniciais, trabalho desenvolvido a partir do rastreamento da produção intelectual nos termos propostos e em correspondência à situação-problema e aos objetivos. Como resultado, apresentamos uma contribuição efetiva para a compreensão de como os estudos sobre fotografia relacionados ao ciclo da informação vêm apontando para a emergência de uma nova área de estudos perpassando o ciclo da informação denominada de fotodocumentação.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to describe and analyze the scientific production on the subject of photography — permeated by the discussion about the information cycle (genesis, organization, retrieval, communication and usage) — generated in postgraduate programs in Brazil, to verify the need for a new area of study that is capable of accommodating the specific senses and meanings of photography considering the information cycle. These foundations are defined as pillars of Information Science by the PPGCINF/UNB (Post-Graduate Program on Information Science/University of Brasília), where this doctorial thesis was defended. The cutoff considered for this study is the intellectual production represented by theses developed during postgraduate programs in Brazil, comprising the years from 1980 to 2016 and made available by the Theses and Dissertations Database of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT) and complemented by information from the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). In terms of theoretical contribution, we use as a basic reference Luciano Floridi’s work Information: a very short introduction (2010), which addresses discussions about the information cycle; reflections on the "state of knowledge" extension in the development of Information Science and photography. An initial mapping and description was carried out, and that work was developed from the tracking of the intellectual production on the proposed terms and according to the problem situation and the objectives. As a result, we present an effective contribution to the understanding of how the studies on photography related to the information cycle have been pointing to the emergence of a new area of studies that trespasses the information cycle called Photographic Documentation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectProdução científica-
Palavras-chave: dc.subjectCiclo da informação-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da informação-
Palavras-chave: dc.subjectFotodocumentação-
Título: dc.titleA fotodocumentação como área transversal de estudo no contexto do ciclo da informação : uma análise em teses brasileiras-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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