Letramento multimodal e o texto em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, Josênia Antunes-
Autor(es): dc.creatorSantos, Jardélia Moreira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:27:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:27:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2006-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2006-10-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2411-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909152-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.-
Descrição: dc.descriptionA Pesquisa “Letramento multimodal e o texto em sala de aula” é o resultado da análise de práticas discursivas utilizadas pelas professoras em uma turma de 7ª série, no Ensino Fundamental, em uma escola pública de Ceilândia, cidade do Distrito Federal. Investiguei em que medida as práticas discursivas adotadas pelas professoras do Ensino Fundamental influenciaram no interesse pela leitura de textos multimodais. Os fundamentos teóricos desta dissertação são: (i) Análise de Discurso Crítica formulada por Fairclough (1989, 1992, 2001, 2003) e por Chouliaraki e Fairclough (1999); (ii) Multimodalidade conforme Chouliaraki e Fairclough (1999), Kress e van Leeuwen (1996). (iii) Letramento defendido por Barton (1994); Barton e Hamilton (1998,2000); Hasan (1996); Heath (1982, 1983) e Street (1984, 1993,1995). O trabalho foi desenvolvido com base na metodologia qualitativa e tem como arcabouço teórico, principalmente, os postulados de Bauer e Gaskell (2003) e Flick (2004). Na análise, trabalhei para verificar de que a maneira as professoras orientam as práticas discursivas de seus alunos em relação aos textos multimodais e se esse trabalho contribui para a construção crítica do discurso do aluno e, ainda, quais são as orientações quanto às múltiplas funções e os significados dos Letramentos, subjacentes às práticas discursivas utilizadas pelas professoras. O emprego das categorias analíticas possibilitou, ainda, a constatação de que as imagens integram argumentos discursivos à parte do discurso falado ou escrito e de que a composição das linguagens verbal e visual não é neutra. Portanto, a escola deve buscar construir e transformar a realidade por meio de um ensino de produção e de leitura de textos multimodais. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe Research Multimodal literacy and the text in classroom is the result of the analysis of discoursive practices used for the teachers in a 7ª grade, of Basic Education class, in a public school of Ceilândia, city of the Federal District. I investigated in what measure the discoursive practices adopted by the teachers of Basic Education had influenced in the interest for the reading of multimodal texts.Theoretical basis of this dissertation are: (i) Critical Discourse Analysis (CDA), formulated by Fairclough (1989, 1992, 2001, 2003) and by Chouliaraki and Fairclough (1999); (ii) Multimodality agreement by Chouliaraki and Fairclough (1999), Kress and van Leeuwen (1996). (iii) Literacies defended by Barton (1994); Barton and Hamilton (1998, 2000); Hasan (1996); Heath (1982, 1983) and Street (1984, 1993,1995). The work was developed with basis on the qualitative methodology and has its mainly original theoretical basis on the postulates of Bauer and Gaskell (2003) and Flick (2004). In the analysis, I worked to verify in which way the teachers guide their pupils on the discoursive practices in relation to the multimodal texts and if this work contributes for the critical construction of the speech of the pupil and, still, which are the orientations as for the multiple functions and meanings of the Literacies, underlying the discoursive practices used by teachers. The application of the analytical categories made possible, also prove that the images complete discoursive arguments from part of the spoken speech or written and that the composition of the verbal and visual language is not neutral. Therefore, the school must search to build and transform the reality, by means of an education of production and reading of multimodal texts.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectMultimodalidade-
Palavras-chave: dc.subjectMultiletramentos-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica social-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Título: dc.titleLetramento multimodal e o texto em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.