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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Melo, Edinizis Belusi de | - |
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Thaís Regina | - |
| Autor(es): dc.creator | Garcia, Vera Lúcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:27:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:27:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29837 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/909139 | - |
| Descrição: dc.description | Objetivo: caracterizar a linguagem de adolescentes deficientes auditivos oralizados que frequentam a escola regular, assim como a percepção do professor a respeito da comunicação desses alunos. Métodos: amostras de fala espontânea de adolescentes portadores de perda auditiva pré-linguística de grau severo ou profundo e entrevista com os professores. Resultados: as maiores dificuldades apresentadas pelos indivíduos na avaliação fonoaudiológica foram em relação à linguagem abstrata e à inteligibilidade de fala; no relato dos professores foram em relação à argumentação em avaliações escritas e à conversação com mais de um interlocutor. Conclusão: apesar do grau de perda auditiva apresentado pelos indivíduos, observou-se um bom desempenho destes quanto à comunicação, sendo esta efetiva em sua vida diária e escolar. | - |
| Descrição: dc.description | Purpose: to characterize the language of oralized hearing impaired adolescents attending regular school, as well as the perception of the teacher about this student's communication. Methods: sample of spontaneous speech of adolescents with pre-linguistic severe to profound hearing loss and interview with their teachers. Results: the main difficulties presented by individuals in clinical assessment were concerning to the abstract language and speech intelligibility; teacher reports were in relation to argumentation in written tests and conversation with more than one person. Conclusion: despite the hearing loss that such individuals present, they have obtained a good and effective communication performance. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | ABRAMO - Associação Brasileira de Motricidade Orofacial | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Revista CEFAC - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 3 abr. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
| Título: dc.title | Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores | - |
| Título: dc.title | Oral language of hearing impaired adolescents : phonoaudiological evaluation and teachers report | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
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