Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Daniela Lobato do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:27:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:27:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32506 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908958 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem por objetivo investigar como acontece a educação escolar de crianças indígenas que estudam em território urbano no âmbito do Distrito Federal, que residem em uma aldeia localizada no bairro do Noroeste, em Brasília – Distrito Federal. Este local, por ser considerada uma reserva e não terra indígena, não possui uma escola indígena em sua área, logo, as crianças dessas famílias são matriculadas na rede de ensino regular, nas escolas próximas às suas residências. A Constituição Federal - CF e a Lei de Diretrizes e Bases - LDB, garantem que a educação indígena terá adaptação curricular, professor indígena e o estudo de sua língua. Como fica, então a situação dessas crianças que estudam em zona urbana? Esta pesquisa tem como base teórica a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Os capítulos foram divididos em: 1. A criança como o centro da aldeia; 2. A história que nos foi contada; 3. Metodologia e descrição do contexto investigado; 4. Resultados, análise, discussão e considerações finais. O olhar de uma perspectiva etnográfica foi o desenho metodológico desta pesquisa, que por meio da fala das pessoas que conviveram e convivem densamente com as crianças indígenas, descrevam situações e as realidades vivenciadas na escola. A entrevista semiestruturada foi o instrumento que ajudou neste processo de compreensão. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to investigate how the schoolarization of indigenous children who study in urban territory within the Federal District and who live in a village located in the neighborhood of the Northwest, in Brasilia – Brazilian Federal District, happens. This place is considered a reserve and not an indigenous land, does not have an indigenous school in its area, so the children of these families are enrolled in the regular school system, in the schools near their homes. The Brazilian Federal Constitution - BCF and the Brazilian Law of Directives and Bases - BLDB, guarantee that indigenous education will have curricular adaptation, indigenous teacher and the study of their language. So, what is the situation of these children who study in that urban areas? This research has as its theoretical basis the cultural-historical perspective of Vygotsky. The chapters were divided into: 1. The child as the center of the village; 2. The story that was told to us; 3. Methodology and description of the context of the investigation; 4. Results, analysis, discussion and final considerations. The view from an ethnographic perspective was the methodological design of this research, which through the speech of people who lived and live with the indigenous children densely, describe situations and the realities experienced in school. The semi-structured interview was the instrument that helped our process of understanding. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas - aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação | - |
Título: dc.title | Índios no Distrito Federal? : a educação de crianças indígenas na capital do país | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: