A presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Sérgio Nogueira-
Autor(es): dc.creatorVieira, Arysselmo Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:27:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:27:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34694-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908956-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa nesse trabalho dedicou-se essencialmente a investigar o gênero modinha nas obras para violoncelo do compositor paulista Camargo Guarnieri, com vistas a preencher uma lacuna deixada por Verhaalen (2001) e Rabelo (2002) sobre a utilização sistemática do gênero. Logo propõe responder a seguinte questão de pesquisa: Os movimentos lentos das obras para violon-celo de Camargo Guarnieri de fato são modinhas tal qual afirmam estes pesquisadores. O tra-balho tem como objetivo investigar se os elementos que caracterizam o gênero modinha, tendo como base as obras compostas por Domingos Caldas Barbosa e Joaquim Manoel da Câmara – estão presentes nas obras discriminadas com esse gênero por Guarnieri. Como forma de com-preender melhor o objeto de pesquisa, foi necessário empreender uma digressão desde o século XVIII. No percurso dessa digressão, percebemos que a figura de Domingos Caldas Barbosa está diretamente ligada não só com o desenvolvimento e preservação da modinha, mas com o próprio advento do gênero. Em um segundo momento foi importante realizar um estudo bio-gráfico sobre a vida e obra de Camargo Guarnieri, como forma de tomar ciência do seu trajeto artístico. A parte final do trabalho compreende uma série de análises realizadas em modinhas de Domingos Caldas Barbosa e Joaquim Manoel da Câmara, as quais foram confrontadas com análises de três peças de Guarnieri: duas modinhas, além de uma terceira peça que não é intitu-lada como modinha, porém os comentários de Verhaalen (2001) e Rabelo (2002) insinuam essa hipótese. Para essas análises foram empregados quatro referenciais teóricos: de Alan Lomax (procedimentos de análise comparativa, Cantometria), Jean LaRue (a proposta de análise mu-sical de dimensões médias), Arnold Schoenberg (o princípio de segmentação fraseológica) e Ruwet (a técnica de análise paradigmática).-
Descrição: dc.descriptionThe research in this work was mainly devoted to investigating the modinha genre in the cello works of the composer Camargo Guarnieri, with a view to filling a gap left by Verhaalen (2001) and Rabelo (2002) on the systematic use of genre. He then proposes to answer the following research question: The slow movements of Camargo Guarnieri's cello works are in fact mod-inhas as these researchers claim. The work aims to investigate if the elements that characterize the genre modinha, based on the works composed by Domingos Caldas Barbosa and Joaquim Manoel da Câmara - are present in works discriminated with this genre by Guarnieri.. As a way to better understand the object of research, it was necessary to undertake a digression since the eighteenth century. In the course of this tour, we realize that the figure of Domingos Caldas Barbosa is directly linked not only with the development and preservation of modinha, but with the advent of the genre itself. In a second moment it was important to carry out a biographical study about the life and work of Camargo Guarnieri, as a way of learning about his artistic path. The final part of the work comprises a series of analyzes carried out on modinhas by Domingos Caldas Barbosa and Joaquim Manoel da Câmara, who were confronted with analyzes of three pieces by Guarnieri: two modinhas, besides a third piece that is not titled as modinha, but the comments of Verhaalen (2001) and Rabelo (2002) insinuate this hypothesis. For these analyzes, four theoretical references were used: from Alan Lomax (procedures of comparative analysis, Cantometria), Jean LaRue (the proposal of musical analysis of medium dimensions), Arnold Schoenberg (the principle of phraseological segmentation) and Ruwet (the paradigmatic anal-ysis technique).-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Música (IdA MUS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Música-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectModinha (Gênero musical)-
Palavras-chave: dc.subjectBarbosa, Domingos Caldas, 1739-1800 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectGuarnieri, Mozart Camargo, 1907-1993 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectVioloncelo - métodos-
Título: dc.titleA presença da modinha no universo musical de Camargo Guarnieri-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.