Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Marlete M. da | - |
Autor(es): dc.creator | Koike, Carla Maria Chagas Cavalcante | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Liliane Bernardes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:27:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:27:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41015 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908953 | - |
Descrição: dc.description | This paper presents the results of a project that analysed Specialized Educational Assistance (AEE) for High Abilities and Gifted Students (AH/SD) aged 7 to 15 in two public schools in the Federal District over a period of 24 months. The work was developed through a partnership between University of Brasília (UnB) and the State Department of Education of the Federal District (SEEDF). This project enabled the implementation of two educational robotics laboratories, acquisition of electronic devices (five educational robotic kits and two kits for assembling 3D printers), among other materials. The project also provided scholarships for Mechatronics and Computer Engineering students at the university as well as opportunities for teacher training, including support for the monitors and students in class throughout the project period. It was also possible to develop a system to control the attendance to AH/SD students. The objective of this study consisted of inserting Educational Robotics (RE) in attendance to AH/SD students and evaluating scientific knowledge in the field of robotics and cognitive development through workshops aimed at stimulating skills, creative thinking, cooperation, interpersonal relationships, and problem solving. It also aimed at sharing a successful experience that combined the contents conveyed to students of graduate, undergraduate and technical level courses in the execution of the lesson planning. Thus, this paper presents an ER project management model with a multidisciplinary team that contributed to the technological learning process in basic education and obtained a successful result. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | - |
Publicador: dc.publisher | Department of Production and Systems – PAEE association, School of Engineering of University of Minho | - |
Relação: dc.relation | http://paee.dps.uminho.pt/proceedingsSCOPUS/PAEE_ALE_2020_PROCEEDINGS.pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratórios | - |
Título: dc.title | 360º educational robotics project management for high abilities and gifted students | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: