Professor e sistema socioeducativo : conquistas, desafios e perspectivas para a promoção do desenvolvimento do adolescente

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Autor(es): dc.contributorBorges, Fabricia Teixeira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Nilcea Moreno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:26:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:26:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24154-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24154-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908750-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação investiga as perspectivas dos professores acerca de seu papel no trabalho socioeducativo como contributo para a promoção do desenvolvimento dos estudantes. O fortalecimento da prática docente pode estimular a cidadania e o desenvolvimento humano e social, além de contribuir para a transformação dos adolescentes privados de liberdade. Em razão do caráter ativo e construtivo do adolescente, a educação somente pode cumprir esta função quando se apoiar sobre o nível de desenvolvimento em que ele se encontra, para facilitar a construção de novas aprendizagens e capacidades. Como prática promotora do desenvolvimento, a educação é, também, uma experiência social, em que o indivíduo aprende a descobrir-se a si mesmo, a desenvolver relações com os outros, a adquirir bases no campo do conhecimento e do saber-fazer. O professor faz parte da rede da instituição escolar responsável pelo cumprimento das medidas socioeducativas. Assim, indagou-se neste estudo: como o professor atua na escola para a promoção do estudante no sistema socioeducativo? Como se tornar professor da socioeducação com intencionalidade para o processo de construção do conhecimento do estudante? Quais são os desafios e as possibilidades da prática docente no sistema socioeducativo? Como o professor planeja favorecer a recomposição da carreira de escolarização dos adolescentes? Para responder a esses questionamentos, foi realizado estudo de caso em uma escola de Unidade Socioeducativa de Internação de Salvador (BA), por meio de roteiro semiestruturado de perguntas, com oito professores. Os dados derivaram da análise da conversação das entrevistas semiestruturadas, das observações do diário de campo e da narrativa dos sujeitos, momento em que observamos de que forma os professores posicionam-se na sua prática pedagógica com estudantes que cumprem medidas socioeducativas. Para a contextualização do trabalho, utilizamos fotos do ambiente escolar e fizemos a leitura do projeto político-pedagógico. A partir da construção dos resultados obtidos e considerando as políticas públicas da socioeducação, este estudo forneceu indicadores para a formação de professores, considerando o adolescente como sujeito em desenvolvimento, mesmo estando em espaço de internação. Os desafios encontrados apresentaram-se na falta de interação entre o trabalho pedagógico realizado na unidade SSE e na escola. Uma conquista é a utilização de materiais pedagógicos que reproduzem a liberdade de expressão dos estudantes, e as perspectivas são de que o diálogo promova a autonomia, a responsabilidade, a autoestima e a criatividade do adolescente, na relação com o acervo cultural e de conhecimento social acumulados. Dentre as contribuições de nosso estudo, destacamos o caminho trilhado para novos estudos, possíveis contribuições em cursos de formação para os profissionais do sistema socioeducativo, que se configura como a oportunidade de refletir sobre o caráter educativo e compreender o importante papel destes no desenvolvimento do adolescente que cumpre medidas socioeducativas.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis investigates the prospects of teachers about their role in young offenders’ institutions as a contribution to the students’ development. Strengthening educational practice encourages citizenship and human and social development, in addition to contributing to the transformation of the adolescents in custody. However, education can only perform this role when it respects the developmental stage of the adolescent, in order to facilitate the acquisition of knowledge and skills. Education is also a social experience, in which the individual learns to discover himself, to develop relationships with others, to acquire the fundamentals of knowledge building and know-how. The teacher is part of the young offenders’institution. With that in mind, this study asks, how does the teacher in young offenders’ institutions deal with the students? How to become a teacher that promotes the construction of knowledge in such institutions? What are the challenges and possibilities of the teaching practice in young offenders’ institutions? How does the teacher prepare to promote young offenders’ return to school? To answer these questions, individual semi-structured interviews were performed with eight teachers who work at one such institution of Salvador, in Bahia state. The data derived from the conversation analysis of the semi-structured interviews, the field journal, and the narrative of the subjects, in which we observed the teachers’ stand on their pedagogical practice with institutionalized adolescents. To contextualize the investigation, we used pictures of the school environment and read its political-pedagogical project. Based on the results obtained and the public policies for young offenders, this study provided indicators for teacher training, considering the adolescent as a subject in development, even in institutions. We identified challenges in the lack of interaction between the educational work performed in the institution and at school. On the other hand, we could see the use of teaching materials that reproduce the freedom of expression of the students, and hopefully the dialogue can promote the autonomy, responsibility, self-esteem and creativity of the teenager, in relation with the accumulated cultural and social knowledge. Among the contributions of our study, we highlight the path taken for new studies, possible contributions in training courses for professionals of the socioeducational system, which is configured as the opportunity to reflect on the educational character and understand the important role of these in the development of adolescents Which complies with socio-educational measures.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia cultural-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectSocioeducação-
Palavras-chave: dc.subjectMedidas socioeducativas de internação-
Título: dc.titleProfessor e sistema socioeducativo : conquistas, desafios e perspectivas para a promoção do desenvolvimento do adolescente-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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