Desafios enfrentados pelas bibliotecas universitárias no contexto da pandemia da Covid-19

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.creatorSilvestre, Maria Flor-
Autor(es): dc.creatorCunha, Murilo Bastos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:26:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:26:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46760-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8668168-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908682-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: Assim como outras instituições, as bibliotecas também não estavam preparadas para dar respostas a tudo o que a pandemia da COVID-19 trouxe: isolamento social, trabalho remoto, suspensão de atividades acadêmicas, incertezas sobre a volta ao novo normal etc. Objetivos: Este trabalho analisa informações de seis bibliotecas universitárias do Distrito Federal (Brasil), descrevendo quais foram as primeiras medidas e passos que essas bibliotecas implementaram para seguir vigente na vida dos seus usuários. Métodos: Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental com análise de conteúdo. Resultados e conclusões: Foram identificados os seguintes resultados: (1) Adoção de protocolos e guias para os usuários sobre medidas de segurança, sendo que as bibliotecas publicaram documentos com as medidas de segurança, baseados em informação de instituições internacionais e nacionais; (2) Uso de redes sociais para promoção dos serviços e comunicação com os usuários, sendo que o Instagram apresentou-se como o principal aliado para a difusão dos serviços e para entrar em contato com os usuários.-
Descrição: dc.descriptionLike other institutions, libraries were not prepared to respond to everything that the Covid-19 pandemic brought: social isolation, remote work, suspension of academic activities, uncertainties about the return to the new normal, etc. This paper analyzes information from six academic libraries in the Federal District (Brazil), describing what were the first measures and steps that libraries implemented to keep up with the current life of their users. Semi-structured interviews and document research with content analysis were applied, identifying the following results: (1) Adoption of protocols and guides for users on security measures, libraries published documents with security measures, based on information from international and national institutions; (2) Use of social networks to promote services and communicate with users, with Instagram being the main ally for the dissemination of services and for being in contact with users.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC)-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas universitárias - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas-
Palavras-chave: dc.subjectServiços em bibliotecas-
Título: dc.titleDesafios enfrentados pelas bibliotecas universitárias no contexto da pandemia da Covid-19-
Título: dc.titleChallenges faced by university libraries in the context of the Covid-19 pandemic-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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