Formação em cidadania digital : professores com consciência crítica na era da informação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamila Oliveira Sobrinho-
Autor(es): dc.creatorSilva, Camila Oliveira Sobrinho da-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Valtemir dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:26:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:26:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48028-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908630-
Descrição: dc.descriptionNa era da cultura digital a disseminação do uso de plataformas de mídia e de software social fez com que a produção e a distribuição de ideias ganhassem grandes proporções. Mas, assim como no mundo real, os comportamentos das pessoas no ambiente virtual podem gerar vários danos, a exemplo das fake news, cyberbullying, vazamento de dados, roubo de informações, racismo algorítmico, sextorsão e estupro virtual. Nessa conjuntura, os jovens se tornam alvos mais vulneráveis pelo uso massivo do online. Diante disso, a Educação se apresenta como a força motriz para a formação de indivíduos com responsabilidade, criticidade e ética no uso do ambiente digital. Desafiados a pensar boas práticas para lidar com a questão por meio da disciplina de Inovação e Formação Docente, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília, nos propusemos a debater aspectos importantes no que tange a formação continuada e cidadania digital, tendo como pano de fundo o curso Cidadania Digital na Educação, ofertado pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Distrito Federal. Por meio de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativa, buscamos discutir a temática jogando luz à formação dos professores a partir de fontes bibliográficas e documentais. Além da análise teórica, trouxemos a discussão para a realidade concreta, contextualizando o curso Cidadania Digital na Educação ofertado pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Distrito Federal desde 2022 aos profissionais de educação. Ao final da itinerância ficou evidenciado que a formação docente para a Cidadania Digital é necessária e tem grande força na construção de cibercidadãos.-
Descrição: dc.descriptionIn the era of digital culture, the widespread use of media platforms and social software has made the produc-tion and distribution of ideas take on greater proportions. But, just like in the real world, behaviors in the virtual envi-ronment can cause harm, such as fake news, cyberbullying, data leaks, information theft, algorithmic racism, sextortion and virtual rape. At this juncture, young people become more vulnerable targets due to their massive online use. In view of this, Education presents itself as the driving force for the construction of individuals with responsibility, criticality and ethics in the use of the digital environment. Challenged to think about good practices to deal with the issue through the subject of Innovation and Teacher Training, of the Postgraduate Program in Education at the University of Brasília, we set out to debate important aspects regarding continued training and digital citizenship against the background background is the Digital Citizenship in Education course offered by the Subsecretariat for Continuing Training for Education Profes-sionals of the Federal District. Through exploratory, qualitative research, we sought to discuss the topic by shedding light on teacher training based on bibliographic and documentary sources. In addition to the theoretical analysis, we brought the discussion to concrete reality by contextualizing the Digital Citizenship in Education course offered by the Subsecre-tariat of Continuing Training for Education Professionals of the Federal District since 2022 to education professionals. At the end of the itinerary, it became clear that teacher training for Digital Citizenship is necessary and has great strength in building cybercitizens.-
Descrição: dc.descriptionDecanato de Ensino de Graduação (DEG)-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal - "8. Direitos Autorais Autores que desejam publicar nesta revista devem concordar com os seguintes termos: ... ● Os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial (CC BY-NC). Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;...". Fonte: https://www.eape.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Normas-de-publicacao_13_03_2024.pdf. Acesso em: 25 mar. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania digital-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicação-
Título: dc.titleFormação em cidadania digital : professores com consciência crítica na era da informação-
Título: dc.titleTraining in digital citizenship : teachers with critical awareness in the information age-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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