Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Legnani, Viviane Neves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:26:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:26:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28636 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922012000200007 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908471 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo discute-se a avaliação diagnóstica de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O discurso médico aponta a etiologia desse quadro como endógena e orgânica e, para efeito de diagnóstico, utiliza os critérios descritivos do DSM IV. A partir de um Estudo de Caso e, mediante a apresentação de fundamentos teóricos da psicanálise, o texto aqui apresentado propõe que o TDA/H é uma problemática nas funções da atenção, linguagem e motricidade, as quais estão articuladas e dependem da posição subjetiva do sujeito. Nessa visão, o TDA/H pode ser pensado como um sintoma que se endereça, como uma mensagem, ao Outro. | - |
Descrição: dc.description | In this article it’s discussed the diagnostic evaluation of children with Attention-Deficit and Hyperactivity disorder. The medical speech points out the etiology of this condition as being both endogenous and organic. The DSM IV’s descriptive criterion is usually used for diagnostic purposes. Starting from a Case Study, based on the psychoanalysis’ theoretical fundaments, the author suggests that the ADHD is a disorder of the functionality of perception, language and mobility. These features are intertwined and rely on the subjective position of the individual. Thus the ADHD can be seen as a symptom that regards a sort of message to the Other. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Fractal: Revista de Psicologia - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922012000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 set. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiologia (Medicina) | - |
Título: dc.title | Efeitos imaginários do diagnóstico de TDA/H na subjetividade da criança | - |
Título: dc.title | Imaginary effects of the diagnostic of ADHD in children subjectivity | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: