Efeitos imaginários do diagnóstico de TDA/H na subjetividade da criança

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLegnani, Viviane Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:26:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:26:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28636-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922012000200007-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908471-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo discute-se a avaliação diagnóstica de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O discurso médico aponta a etiologia desse quadro como endógena e orgânica e, para efeito de diagnóstico, utiliza os critérios descritivos do DSM IV. A partir de um Estudo de Caso e, mediante a apresentação de fundamentos teóricos da psicanálise, o texto aqui apresentado propõe que o TDA/H é uma problemática nas funções da atenção, linguagem e motricidade, as quais estão articuladas e dependem da posição subjetiva do sujeito. Nessa visão, o TDA/H pode ser pensado como um sintoma que se endereça, como uma mensagem, ao Outro.-
Descrição: dc.descriptionIn this article it’s discussed the diagnostic evaluation of children with Attention-Deficit and Hyperactivity disorder. The medical speech points out the etiology of this condition as being both endogenous and organic. The DSM IV’s descriptive criterion is usually used for diagnostic purposes. Starting from a Case Study, based on the psychoanalysis’ theoretical fundaments, the author suggests that the ADHD is a disorder of the functionality of perception, language and mobility. These features are intertwined and rely on the subjective position of the individual. Thus the ADHD can be seen as a symptom that regards a sort of message to the Other.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsFractal: Revista de Psicologia - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922012000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 set. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbio da falta de atenção com hiperatividade-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectSemiologia (Medicina)-
Título: dc.titleEfeitos imaginários do diagnóstico de TDA/H na subjetividade da criança-
Título: dc.titleImaginary effects of the diagnostic of ADHD in children subjectivity-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.