Uma proposta didática de resolução de problemas na matemática : escrever para entender, entender para resolver

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSeimetz, Rui-
Autor(es): dc.creatorFeitosa, Kleber Xavier-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:26:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:26:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908455-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2015.-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta para resolução de problemas em matemática a partir da concepção de que a formulação do problema pelo aluno pode ajudá-lo a entender e a resolver outros problemas matemáticos que encontrar em sua trajetória acadêmica. Um outro objetivo específico será trabalhar com problemas para que os alunos busquem o conhecimento que será proposto nas aulas seguintes e mostrar que o professor, como orientador de seu aluno na busca do conhecimento e planejando suas ações, a partir do que os estudantes sabem, contribuirá para uma aprendizagem plena e significativa em Matemática. Ao trabalhar com os problemas, os alunos buscarão os conceitos, indagarão sobre suas soluções, acreditarão no próprio potencial, formularão outros problemas e terão uma visão mais profunda dos problemas apresentados nos livros didáticos. Os problemas propostos foram apresentados tendo em vista o método da Aprendizagem Baseada em Problemas que se fundamenta nas teoria de aprendizagem de Dewey, Ausubel, Bruner entre outros. Esta dissertação visa, ainda, motivar as atividades a serem propostas por meio das concepções de resolução de problemas abordadas por pesquisadores de todo o mundo, bem como analisar as possibilidades de melhora no processo ensino e aprendizagem desta disciplina e as possíveis di_culdades encontradas por parte de alunos e professores. Uma sequência didática de atividades propostas neste trabalho foi aplicada em uma escola da SEDF e pôde-se perceber que os alunos envolvidos apresentaram motivação para encontrar situação-problema, elaborar a formulação do mesmo, discutir e escrever e finalmente apresentá-la para a turma.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to present a proposal for solving mathmatics problems from the view that the formulation of the problem by the student can help them to understand and solve mathematics problems and also help them in developing their academic career. Another specific objective is work with problems in a way that students may seek knowledge needed in following classes and so the teacher as supervisor of the students for knowledge and planning their actions, will contribuite to a learningfull and best meaning of the Mathematics. In working through the problems, students will seek the concepts, inquire about their solutions, believe in their own potential, develop other problems and have a deeper understanding of the issues presented in textbooks. The proposed problems were presented in view of the method of Problem-Based Learning which is based on Dewey's learning theory, Ausubel, Bruner and others. This work is also intended to motivate the activities to be proposed through problem-solving concepts addressed by researchers around the world as well as examine the possibilities of improvement in the teaching and learning of this discipline and possible dificulties encountered by both students and teachers. A didactic sequence of activities proposed in this paper was applied in a school SEDF and it could be seen that the students involved had motivation to find the problem situation, prepare the formulation of it, discuss, write and finally present it to the class.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Exatas (IE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Matemática (IE MAT)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - problemas, exercícios, etc-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - estudo e ensino (Segundo grau)-
Título: dc.titleUma proposta didática de resolução de problemas na matemática : escrever para entender, entender para resolver-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.