Atuação do psicólogo escolar no atendimento ao aluno superdotado segundo psicólogos, professores e familiares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFleith, Denise de Souza-
Autor(es): dc.creatorGalvão, Dominique Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:26:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:26:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43488-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908430-
Descrição: dc.descriptionDissertação — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2021.-
Descrição: dc.descriptionAo definir a psicologia escolar como campo de atuação profissional, de pesquisa e de produção de conhecimentos científicos do psicólogo na escola, defende-se que o principal objetivo do psicólogo escolar é otimizar os processos de desenvolvimento humano e aprendizagem, implementando ações com foco em todos os participantes do processo educativo, ancoradas em saberes da psicologia. Tendo em vista que uma das possibilidades de atuação do psicólogo escolar consiste em planejar e implementar estratégias, intervenções e programas direcionados para a educação especial, é importante analisar a contribuição desse profissional no atendimento a alunos superdotados. Conforme o referencial teórico adotado nesta pesquisa—a Teoria Para o Desenvolvimento do Potencial Humano, de Joseph Renzulli—, superdotados são indivíduos com desempenho excepcional ou potencial para um desempenho superior nos domínios acadêmico, criativo, artístico ou de liderança em comparação com seus pares. Contudo, apresentar alto potencial em determinada área não garante a manifestação de um desempenho superior, sendo preciso atender às necessidades acadêmicas, cognitivas e socioemocionais do superdotado para possibilitar e favorecer o seu desenvolvimento. Além de mitos e crenças equivocadas sobre a superdotação—dificultando a identificação e a oferta de um atendimento apropriado para o estudante superdotado—, ainda são incipientes os recursos baseados em evidências empíricas para orientar a prática do psicólogo escolar em tal contexto. A partir disso, o objetivo deste estudo foi investigar a atuação do psicólogo escolar em um atendimento educacional especializado a estudantes superdotados segundo psicólogos escolares, professores do atendimento e familiares de alunos atendidos por esses psicólogos e/ou professores. Para tanto, empregou-se a abordagem qualitativa de pesquisa. O cenário do estudo foi o Atendimento Educacional Especializado a Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AEE-AH/SD), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal em Salas de Recursos Multifuncionais. Participaram cinco psicólogas(os) escolares e cinco professoras(es) atuantes no AEE-AH/SD, além de seis familiares de alunos que frequentavam salas de recursos nas quais as(os) psicólogas(os) e/ou professoras(es) atuavam, totalizando 16 participantes, com idades entre 32 e 60 anos. Utilizou-se a entrevista semiestruturada como instrumento. Para a análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo qualitativa na perspectiva de Bardin. Os resultados revelaram que as(os) psicólogas(os) escolares realizam práticas envolvendo alunos, familiares e professoras(es), avaliadas positivamente pela maior parte das(os) entrevistadas(os), embora as(os) psicólogas(os) do AEE-AH/SD enfrentem desafios e limitações na realização dessas práticas. Cinco categorias de práticas tiveram destaque: avaliação psicológica do aluno; práticas de acolhimento, suporte e orientação; intervenções breves; planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das atividades da sala de recursos; e divulgação do atendimento ao superdotado. Por mais que a maioria das(os) participantes tenha relatado que a(o) psicóloga(o) escolar contribui significativamente para o suporte a alunos, famílias e professoras(es)-tutoras(es), ressalta-se que alguns fatores dificultam e/ou impedem que a(o) psicóloga(o) realize um trabalho ainda mais amplo e efetivo, tais como: impacto de mitos e crenças equivocadas acerca da superdotação e do papel da(o) psicóloga(o) escolar; inconsistência na legislação que regulamenta a educação do superdotado; inconstância e insuficiência de investimentos governamentais no AEE-AH/SD; escassez de recursos humanos, materiais e de capacitação profissional no programa; e influência de outros fatores contextuais. Com base nos achados desta pesquisa, propõe-se direcionamentos para expandir e aprimorar a atuação da(o) psicóloga(o) escolar no atendimento ao superdotado, bem como sugestões para estudos futuros nesse campo.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionBy defining school psychology as a field of professional activity, research, and production of scientific knowledge of the psychologist in the school, it is argued that the main goal of the school psychologist is to optimize the processes of human development and learning, implementing actions focused on all participants in the educational process, anchored in psychology knowledge. As the school psychologist can plan and implement strategies, interventions, and programs aimed at special education, it is important to analyze the contribution of this professional in serving gifted students. According to the theoretical framework adopted in this research—Joseph Renzulli’s Theory for the Development of Human Potential—, gifted individuals are individuals with exceptional performance or potential for superior performance in the academic, creative, artistic, or leadership domains compared to their peers. However, having high potential in a specific area does not guarantee the manifestation of superior performance, and it is necessary to meet the academic, cognitive, and socio-emotional needs of the gifted to enable and favor their development. In addition to myths and misconceptions about giftedness—making it difficult to identify and offer appropriate service for gifted students—resources based on empirical evidence to guide the practice of school psychologists in such a context are still incipient. Thus, the purpose of this study was to investigate the role of the school psychologist in a specialized educational program for gifted students according to school psychologists, teachers, and family members of students served by these psychologists and/or teachers. For this, a qualitative research approach was used. The study scenario was the Specialized Educational Program for Students with High Abilities/Giftedness (SEP-HA/G), offered by the State Secretary of Education of the Federal District in Multifunctional Resource Rooms. Five school psychologists and five teachers working in the SEP-HA/G participated, in addition to six family members of students who attended resource rooms where the psychologists and/or teachers worked, totaling 16 participants, aged between 32 and 60 years. The semi-structured interview was used as an instrument. For data analysis, qualitative content analysis from Bardin’s perspective was used. The results revealed that school psychologists carry out practices involving students, family members, and teachers, which were positively evaluated by most of the interviewees, although the psychologists of the SEP-HA/G face challenges and limitations in carrying out these practices. Five categories of practices stood out: psychological assessment of the student; welcoming, support, and guidance practices; brief interventions; planning, development, and monitoring of resource room activities; and dissemination of the educational program for the gifted. Although most of the participants reported that the school psychologist contributes significantly to the support of students, families, and teachers/tutors, it is emphasized that some factors make it difficult and/or prevent the psychologist from carrying out an even broader and more effective work, such as: the impact of myths and misconceptions about giftedness and the role of the school psychologist; inconsistency in the legislation that regulates gifted education; inconstancy and insufficiency of government investments in the SEP-HA/G; shortage of human, material, and professional training resources in the program; and influence of other contextual factors. Based on the findings of this research, directions are proposed to expand and improve the performance of the school psychologist in serving the gifted, as well as suggestions for future studies in this field.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPsicólogo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotação-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento educacional especializado-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento humano-
Título: dc.titleAtuação do psicólogo escolar no atendimento ao aluno superdotado segundo psicólogos, professores e familiares-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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