Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Tomaz, Carlos Alberto Bezerra | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Maria Cristina F. de | - |
Autor(es): dc.creator | Okada, Clarice T. | - |
Autor(es): dc.creator | Castreghini, Jorge L. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:26:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:26:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1988 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908381 | - |
Descrição: dc.description | Experimentos foram conduzidos para investigar se 3 aprendizagem de uma resposta de esquiva inibitória e fuga por natação e possível em ratos com lesões telencefálicas do prosencéfalo, Dois experimentos demonstram que aprendizagem de esquiva inibitória (usando a tarefa de esquiva numa tentativa do tipo "up-hill") é ainda possível depois da remoção de todas as estruturas do prosencéfalo com exceção do hipotálamo. Um terceiro estudo usando esta preparação demonstrou que esta resposta de esquiva condicionada poderia ser eliminada como consequência da sua punição. Adicionalmente, quando a resposta de esquiva condicionada foi estabelecida antes da ablação, a evocação desta resposta subsistiu a lesão. Numa série de experimentos adicionais foi demonstrado que ratos uni ou bilateralmente descorticados, são capazes de aprender uma tarefa de fuga por natação subindo uma plataforma. O mesmo foi observado em ratos unilateralmente destelencefalados. Ratos bilateralmente destelencefalados , entretanto, não demonstraram esta habilidade. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Experiments were undertaken to investigate whether learning of an inhibitory avoidance response and swim escape learning is possible in rats with telencephalic forebrain lesions. Two experiments provided evidence that inhibitory avoidance learning (using the single-trial up-hill avoidance task) is still possible after removal of all the forebrain structures except the hypothalamus, A third study using this preparation showed that this conditioned avoidance response can be eliminated as a consequence of punishment. Additionally, when the conditioned avoidance response was established prior to ablation, recall of this response survived the lesion. In a further set of experiments it has been shown that hemi-or bilaterally decorticated rats are able to learn a swim escape task by climbing a platform. The same was observed for hemidetelencephaled rats. Totally detelencephalated rats, however, failed to show this ability. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal de Santa Catarina | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Biotemas está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY). Fonte: http://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/index. Acesso em: 03 maio 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prosencéfalo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neurociências | - |
Título: dc.title | Modelos neurobiológicos no estudo dos processos de aprendizagem : efeitos de lesões extensas do telencéfalo | - |
Título: dc.title | Neurobiologic models for the study of learning processes : effects of extensive telencephalic lesions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: