Cooperação em educação entre Brasil e Timor Leste : uma análise do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa – PQLP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEuzébio, Umberto-
Autor(es): dc.creatorReis, Jaime Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:26:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:26:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21953-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.21953-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908361-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional, 2015.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho discute o Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa – PQLP. Este é um programa de cooperação bilateral desenvolvido pelo governo brasileiro em Timor-Leste, cuja principal finalidade é o apoio ao restabelecimento e desenvolvimento da língua portuguesa naquele país. Suas atividades têm como campo de ação a formação de professores timorenses. Como o programa tem suas atividades desenvolvidas no contexto de uma ação de cooperação internacional para o desenvolvimento, o presente trabalho apresenta em sua fundamentação teórica discussões que objetivam revisar conceitos e definições relacionadas às interpretações acadêmicas existente sobre termos como cooperação SUL-SUL e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. A fundamentação teórica também apresenta, de forma sucinta, o percurso da língua portuguesa em Timor-Leste, iniciando essa abordagem a partir dos primeiros contatos com a civilização ocidental, através dos navegantes portugueses, até a total independência de Timor-Leste em 2002. Um percurso que possui implicação direta na solicitação timorense pela formulação e implantação do PQLP e a necessidade de sua continuidade, mesmo após 11 anos de sua primeira ação. A investigação aqui desenvolvida, um estudo de caso, utiliza o método de pesquisa documental para abordar o programa. A abordagem se inicia com o primeiro edital, referenciado como 01/2004, e se encerra com o edital 76/2013, o mesmo que ainda é vigente na data de apresentação dos resultados desta pesquisa.-
Descrição: dc.descriptionThis study discuss the Portuguese Language Teaching and Training Program - PQLP. This is a bilateral cooperation program developed by the Brazilian government in East Timor, whose main purpose is to support the restoration and development of the Portuguese language in the country. The main activities carried out by the program are based on the reintroduction and development of the Portuguese language in teaching practices and the training of Timorese teachers. Since the program has its activities developed in the context of international cooperation action for development, this study presents a literature review that supports the discussions and allow to understand the main concepts and definitions related to the existing academic concepts and interpretations of terms such as South-South cooperation and International Cooperation for development. The literature review also presents briefly, the path of the Portuguese language in East Timor since the first contacts with the Western civilization through the Portuguese navigators, until the complete independence of the country in 2002. This historical approach has direct implication in the Timorese request for the formulation and implementation of the program PQLP and the need for its continuity, even after 11 years of the first activities. The investigation here carried out is a case study that use the methods of documentary research to approach the program. The research documents begin with the first public call, referred to as 01/2004 and concludes with the public call, refered as 76/2013, which is still the current document to the date of presentation of the results for this research.-
Descrição: dc.descriptionCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTimor-Leste - cooperação internacional-
Palavras-chave: dc.subjectCooperação internacional - educação-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - estudo e ensino-
Título: dc.titleCooperação em educação entre Brasil e Timor Leste : uma análise do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa – PQLP-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.