Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Belidson | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernández, Tatiana | - |
Autor(es): dc.creator | Rabelo, Danilo Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:25:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:25:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40598 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908285 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação é um estudo sobre visualidades queer e educação por meio da análise das representações de feminilidades em três longas-metragens do cineasta chileno Sebastián Lelio: Glória (2013), Uma Mulher Fantástica (2017) e Desobediência (2017). Nesses filmes, as personagens encenam mulheres que lidam com as expectativas de normas de gênero do mundo ocidental. O objetivo foi explorar essas representações em articulação com posicionamentos e relações entre gênero, sexo, currículo e cultura visual. Trata-se de análise concebida sob o viés dos estudos da Educação da Cultura Visual e da Teoria Queer, e que se valeu da interpretação crítica fílmica e da pesquisa documental sobre essas abordagens. Nessa investigação, ao se estudar, especialmente, os conceitos de “performatividades de gênero” de Judith Butler (1990/2016), da “pedagogia da desobediência” de Dennis Atkinson (2018) e da noção de “estranhar o currículo” de Guacira Louro (2018), foi possível identificar outros modos de olhar e de estabelecer novos entendimentos sobre as representações fílmicas de feminilidades. Além disso, permitiu-se questionar o que se considera como “normal” na nossa sociedade, até mesmo no que diz respeito às normas de feminilidades. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is a study on queer visualities and education through the analysis of representations of femininities in three feature films by the Chilean filmmaker Sebastián Lelio: Gloria (2013), A Fantastic Woman (2017) and Disobedience (2017). In these films, the characters stage women who deal with the expectations of gender norms in the Western world. The objective was to explore these representations in conjunction with positions and relationships between gender, sex, curriculum, and visual culture. This is an analysis conceived under the bias of the studies of Visual Culture Education and Queer Theory, and that used the filmic critical interpretation and documentary research on these approaches. In this investigation, when studying, especially, the concepts of “gender performativity” of Judith Butler (1990/2016), the “pedagogy of disobedience” of Dennis Atkinson (2018) and the notion of “strange curriculum” of Guacira Louro (2018), it was possible to identify other ways of looking and establishing new understandings about the filmic representations of femininities. In addition, it allowed us to question what is considered as “normal” in our society, even about the norms of femininities | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filmes cinematográficos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia queer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo educacional | - |
Título: dc.title | Feminilidades fílmicas de Sebastián Lelio, visualidades queer e educação | - |
Título: dc.title | Sebastián Lelio´s film femininities, queer visualities and education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: