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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Kleber Aparecido da | - |
Autor(es): dc.creator | Vassolér, Juliana Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:25:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:25:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47051 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908163 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa (descritiva e interpretativa) elaborada a partir dos pressupostos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001 [1992], 2003; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; RESENDE; RAMALHO, 2016; BATISTA JR, SATO; MELO, 2018); dos Estudos Críticos do Discurso (VAN DIJK, 1992, 2015, 2012, 2021; RESENDE, 2019, 2022; GEE, 1989, 2001, 2005; VAN LEEUWEN, 1997, 2008; PAVEAU, 2019, 2019a); dos Estudos Culturais (HALL, 1997, 2015, 2016, 2018; GILROY, 2017 [2012]; BHABHA, 2019 [2013]; WALSH, 2010); e dos Estudos Decoloniais (FANON, 2008, 2015; MBEMBE, 2018; NASCIMENTO, 2019; SILVA E SILVA, 2019; SOUZA, 2011, 2012; BELL HOOKS, 2019 [2017]; KILOMBA, 2019; MUNANGA, 2004; BERNADINO-COSTA; MALDONADO-TORRES; GROSFOGUEL, 2020; DUSSEL, 2016; SOUZA, 1983; GOMES, 2017). Tem como objetivo analisar linguisticamente os discursos das canções de rap produzidas no contexto sociocultural do Brasil para conceber, a partir das representações e identidades que emergem no gênero em estudo, como esses textos refletem discursos antirracistas e identidades decoloniais. É com esse entendimento que a pesquisa apresenta a proposta de um quadro sociocognitivo de categorias linguísticas para análise do discurso antirracista e desenvolve o conceito de Banzo como conceito que opera no domínio discursivo, transformando modos de saber, agir e ser, ou seja, enquanto condição existencial de ser negro; centraliza uma perspectiva afrocentrada de linguagem, estilo, estética, história, cultura e saberes ancestrais que se propõem a questionar/repensar a forma como as ideias de colonialidade/modernidade exclui jovens negros e, a partir disso, reexistir. Os resultados alcançados na pesquisa apontam que o discurso produzido nas canções de rap permitem insurgências do ser no sentido de possibilitar ao sujeito o reconhecimento de uma ancestralidade negra ativa. Essas insurgências incorrem em descontinuidades discursivas que elaboram novas formas de representação para jovens negros, decolonizando o ser e viabilizando “um devir negro no mundo” (MBEMBE, 2018, p. 6), amparado por essas identidades raciais que, por seu turno, encorajam novas práticas e mudanças sociais. Desse modo, reconhecer-se e reconhecer vivências ancestrais, acumular saberes, transgredir e resistir aos brutais processos de subalternização remete a um movimento de ressignificação não só do significado do termo negro, mas também de uma condição existencial de ser negro instaurada no nexo da razão negra afrocentrada. Significa agir no sentido de mudança das estruturas sociais que pressupõem a consciência emancipatória, a ação criativa e transformadora, o compromisso ético-político com a alteridade, com as insurgências e com as descontinuidades, nos oferecendo novos modos de representar, de pensar e de ser. | - |
Descrição: dc.description | This thesis results from a qualitative research (descriptive and interpretative) elaborated from the assumptions of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001 [1992], 2003; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; RESENDE; RAMALHO, 2016; BATISTA JR, SATO; MELO, 2018); of Critical Discourse Studies (VAN DIJK, 1992, 2015, 2012, 2021; RESENDE, 2019, 2022; GEE, 1989, 2001, 2005; VAN LEEUWEN, 1997, 2008; PAVEAU, 2019, 2019a); of Cultural Studies (HALL, 1997, 2015, 2016, 2018; GILROY, 2017 [2012]; BHABHA, 2019 [2013]; WALSH, 2010) and Decolonial Studies (FANON, 2008, 2015; MBEMBE, 2018; NASCIMENTO, 2019; SILVA E SILVA, 2019; SOUZA, 2011, 2012; BELL HOOKS, 2019 [2017]; KILOMBA, 2019; MUNANGA, 2004; BERNADINO-COSTA; MALDONADO-TORRES; GROSFOGUEL, 2020; DUSSEL, 2016; SOUZA, 1983; GOMES, 2017). It aims to analyze linguistically the discourses of rap songs produced in the sociocultural context of Brazil to conceive, from the representations and identities that emerge from this songs, how these texts reflect anti-racist discourses and ethnic-racial identities. The research presents the proposal of a sociocognitive framework of linguistic categories for the analysis of anti-racist discourse and develops the concept of Banzo as an existential condition of blackness as a concept that operates in the discursive domain, transforming ways of knowing, acting and being. It centers an afrocentric perspective of language, style, aesthetics, history, culture and ancestral knowledge that propose to question/rethink the ideas of coloniality/modernity. The results achieved in the research indicate that the discourse produced in rap songs allow insurgencies of the being in the sense of enabling the subject to recognize an active black ancestry. These insurgencies incur in discursive discontinuities that elaborate new forms of representation for young blacks, decolonizing the being and enabling a “becoming black of the word” (MBEMBE, 2018, p. 6), supported by these racial identities that encourage new practices and social changes. Thus, recognizing ancestral experiences, accumulating knowledge, transgressing and resisting the brutal processes of subalternization refers to a process of rethinking not only of the meaning of the word black, but also of an existential condition of blackness established in the nexus of afrocentric black reason. It means acting in the sense of changing social structures that presupposes emancipatory consciousness, creative and transformative action, ethical-political commitment to otherness, insurgencies and discontinuities, offering us new ways of representing, thinking and being. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Linguística | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos decoloniais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap (música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de discurso crítica | - |
Título: dc.title | Ressignificando o banzo : uma análise crítica de discursos antirracistas em canções de rap contemporâneas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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