Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Vieira, Maria Clarisse | - |
Autor(es): dc.creator | Sobral, Julieta Borges Lemes | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Renato Hilário dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:25:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:25:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44767 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p303-330 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0001-5924-0488 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-4544-9771 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-5046-2057 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908142 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo trata das singularidades da Educação Popular constituídas desde 1985 entre a Universidade de Brasília e o movimento popular das cidades do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal, Brasil. Para compreender essas especificidades, são realizadas análises bibliográficas de pesquisas acadêmicas que tratam do efeito desse processo educativo na vida de educandos, educadores populares, professores da rede pública e estudantes universitários. O resultado dessa análise indica como características desse projeto de Educação Popular: a constituição de sujeitos a partir do entrelaçamento do ser de amor-poder-saber; o aprendizado pelos educandos de que os problemas de seu cotidiano são oportunidades de superação e não de desistência; o aprendizado pelos educadores da importância da construção coletiva; e, por fim, o processo formativo dos estudantes da UnB que destaca a indissociabilidade da relação teoria-prática. | - |
Descrição: dc.description | This article deals with the singularities of Popular Education established since 1985 between the University of Brasília and the popular movement of the cities of Paranoá and Itapoã in the Federal District, Brazil. In order to understand these specificities, bibliographic analyzes of academic research are carried out that address the effect of this educational process on the lives of students, popular educators, public school teachers and university students. The result of this analysis indicates as characteristics of this Popular Education project: the constitution of subjects from the intertwining of the being of love-power-knowledge; the learning by students that the problems of their daily lives are opportunities to overcome and not give up; the learning by educators of the importance of collective construction; and, finally, the training process of UnB students, which highlights the inseparability of the theory-practice relationship. | - |
Descrição: dc.description | Este artículo trata sobre las singularidades de la Educación Popular establecida desde 1985 entre la Universidad de Brasilia y el movimiento popular en las ciudades de Paranoá e Itapoã en el Distrito Federal, Brasil. Para comprender estas especificidades se realizan análisis bibliográficos de investigación académica que abordan el efecto de este proceso educativo en la vida de estudiantes, educadores populares, docentes de escuelas públicas y estudiantes universitarios. El resultado de este análisis señala como características de este proyecto de Educación Popular: la constitución de sujetos a partir del entrelazamiento del ser amor-poder-conocimiento; los estudiantes aprenden que sus problemas diarios son oportunidades para superar y no darse por vencidos; el aprendizaje por parte de los educadores de la importancia de la construcción colectiva; y, finalmente, el proceso de formación de los estudiantes de la UnB, que destaca la inseparabilidad de la relación teoría-práctica. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | REVISTA EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. FONTE: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/about. Acesso em: 12 set. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educadores - formação | - |
Título: dc.title | Singularidades da educação popular do Paranoá-Itapoã (DF) : uma construção entre universidade de Brasília e movimento popular organizado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: