Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mól, Anderson Luiz Rezende | - |
Autor(es): dc.creator | Taveira, Lis Daiana Bessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:25:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:25:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16540 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908132 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—UnB/UFPB/UFRN, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis, 2014. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve o objetivo de identificar quais influências o desempenho acadêmico, o controle percebido e as decisões racionais, sob a ótica da teoria da perspectiva, guardam entre si em amostra de alunos de graduação de Ciências Contábeis no município de Natal – RN. A pesquisa contribui no sentido de investigar a relação do trinômio “controle, racionalidade e desempenho acadêmico”, averiguando se a amostra que apresenta maior desempenho acadêmico tende a ser mais racional, e se o controle percebido está presente nesse processo. Tal relação envolve as escolhas oriundas de aspectos financeiros, pautados pela teoria da perspectiva (KAHNEMAN; TVERSKY, 1979). A pesquisa é caracterizada como descritiva e exploratória, e utilizou a técnica de Stuctural Equation Modelling (SEM) para relacionar causa e efeito das variáveis investigadas (controle percebido, racionalidade e desempenho acadêmico). Os achados apontaram que o desempenho acadêmico foi identificado como um axioma no sentido de formar profissionais mais racionais no mercado, visto que a racionalidade apresentou um ponto de partida de grande significância para explicar essa relação. Nesse sentido, os resultados apontam a proxy racionalidade e controle como uma competência presente na formação profissional. No ambiente acadêmico, essa relação promove a geração de desvios cognitivos na percepção estudantil, bem como na tomada de decisão do aluno já no mercado de trabalho. _________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This study has as objective to identify what influences academic performance, perceived control and rational decisions, from the perspective of the theory of perspective, keep each other in a sample of undergraduate students in Accounting in Natal – RN. The research contributes to investigate the relationship of the triad “control, rationality and academic performance”, examining whether the sample has higher academic performance tends to be more rational, and if perceived control is present in the process. Such relationship involves choices arising from financial aspects, guided by the theory of perspective (KAHNEMAN; TVERSKY, 1979). The research is characterized as descriptive and exploratory, as procedure a survey was used. A theoretical model from which it is formed, in order to compare with the empirical model, the technique Stuctural Equation Modelling (SEM) to relate cause and effect of the investigated variables (perceived control, rationality and academic performance) was used. Findings indicated that academic performance was identified as an axiom in order to train more professionals in the rational market, since rational presented a starting point of great significance to explain this relationship. In this sense, the results point to the proxy rationality and control as a present competences in vocational training. In the academic environment, this relationship promote the generation of cognitive shifts in student perception and decision making student already in the labor market. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho acadêmico | - |
Título: dc.title | Controle percebido, desempenho acadêmico e racionalidade : um estudo à luz da teoria da perspectiva com estudantes de Ciências Contábeis na UFRN | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: