Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Granemann, Sérgio Ronaldo | - |
Autor(es): dc.contributor | claudio_moura@yahoo.com.br | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Cláudio Moura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:25:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:25:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40651 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908110 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | - |
Descrição: dc.description | O vasto território brasileiro e o crescimento econômico acelerado das cidades do interior nos últimos anos criaram ambiente favorável à expansão da aviação comercial para as cidades de médio porte, a chamada aviação regional. Em 2015, o Governo Federal lançou o programa de investimentos em aeroportos regionais - PDAR, com o objetivo de aparelhá-los para recebimento de voos comerciais. Entretanto, a crise econômica e a escassez de recursos impelem a priorização de projetos com maior retorno econômico e social. Este estudo se propõe a preencher a possível lacuna na literatura, apresentando a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA) para medir a atratividade de cidades para receber investimentos em aeroportos regionais. Dentre os parâmetros de avaliação identificados na literatura foram escolhidos doze critérios, aos quais foram atribuídos pesos, que propiciaram a construção do modelo avaliativo e a elaboração do ranking das localidades. O modelo se mostrou adequado para atingir o objetivo proposto. Este trabalho apresenta contribuição de cunho científico e metodológico ao apresentar metodologia de fácil aplicabilidade para avaliar localidades para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária. O método desenvolvido foi empregado na elaboração do ranking das cidades avaliadas no âmbito do PDAR e os resultados obtidos poderão ser utilizados pelos tomadores de decisão para balizar o direcionamento dos recursos voltados para a melhoria da cobertura do transporte aéreo regional. | - |
Descrição: dc.description | In recent years the vast Brazilian territory and the accelerated economic growth of interior cities have created a favourable environment for the expansion of commercial aviation to medium-sized cities, the so-called regional aviation. In 2015, the Federal Government launched the investment program in regional airports, with the purpose of equipping them for receiving commercial flights. However, the economic crisis and the scarcity of resources impel the prioritization of projects with greater economic and social return. This study aims to fill a possible gap in the literature, presenting a Multicriteria Decision Support Methodology (MCDA) to measure the attractiveness of cities to receive investments in regional airports. Among the evaluation parameters identified in the literature, twelve criteria were chosen, assigning weights to them and, enabling the construction of the evaluation model and the ranking of localities. The model proved to be adequate to achieve the proposed objective of this study. This work presents a scientific and methodological contribution by presenting an easily applicable methodology for evaluating locations to receive investments in airport infrastructure. The method developed was used in the elaboration of the ranking of the cities evaluated under the PDAR and the results obtained may be used by the decision makers to guide the direction of the resources aimed at improving of the regional air transport coverage. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Transportes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeroportos regionais - investimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeroportos regionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investimentos - análise | - |
Título: dc.title | Atratividade de cidades para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária regional | - |
Título: dc.title | Attractiveness of cities to receive investments in regional airport infrastructure | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: