Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Duarte, Janaína Lopes do Nascimento | - |
Autor(es): dc.creator | Penha, Maria Luisa Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:25:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:25:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49893 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908099 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação trata dos principais desafios vivenciados por estudantes durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), considerando a especificidade desse período para a formação profissional, em especial para as mestrandas do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade de Brasília, que são sujeitas deste estudo. A pesquisa justifica-se pela necessidade de desvelar as consequências e implicações desse período atípico na vida acadêmica dessas e de outras mulheres, e considerar os desafios que são estruturais diante da desigualdade de gênero colocada na sociedade, bem como diante da condição da universidade, inserida nos limites do padrão dependente educacional brasileiro. Sobre a metodologia, foi realizada pesquisa de campo de natureza qualitativa, a partir de um formulário online de questões direcionadas às mestrandas das turmas 2020 e 2021 do PPGPS/UnB. Além disso, houve pesquisa documental sobre legislações importantes para a educação superior nesse período e levantamento bibliográfico, essencial para a fundamentação teórico, metodológica e política deste estudo. Dessa forma, os dados levantados foram analisados a partir de pressupostos teóricos como: capitalismo dependente, padrão dependente educacional, política de educação superior, gênero e desigualdades, patriarcado, divisão sexual do trabalho, contexto da pandemia da Covid-19 e implicações do Ensino Remoto Emergencial. Por meio dos resultados, evidenciou-se que o capitalismo dependente repercute em um padrão dependente educacional na política de educação superior no Brasil, o qual é parte do projeto do capital e direciona a pós-graduação e o desenvolvimento e produção da ciência no país. Consequentemente, repercute também na condução das políticas sociais, como a educação, e assim incorpora também o ERE como parte do projeto do capital para a educação durante o período pandêmico. Inclusive, é nesse cenário que são expressas as especificidades das mulheres na pós-graduação e os desafios cotidianos em virtude da sua condição de gênero, como as dificuldades para gerenciamento de atividades, gerando as sobrecargas de trabalho e de estudos na pós-graduação, as quais foram ainda mais aguçados com a pandemia, especialmente a partir do ERE. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | This Dissertation deals with main challenges experienced by students during the Emergency Remote Teaching, considering the specificity of this period for professional education, especially for the female master student of the Graduate Program in Social Policy at University of Brasília, who are subjects of this study. This research justifies itself based on the need to reveal the consequences and implications of this atypical period in the academic life of these and other female students, and consider the challenges that are structural in the face of gender inequality in society, as well as in the face of the condition of the university, inserted within the limits of the Brazilian educational dependent pattern. Regarding methodology, a qualitative field research was carried out, based on a form of questions online directed to the female master's students of the classes of 2020 and 2021 of the Graduate Program in Social Policy at the University of Brasília. Besides this, there was documentary research on important legislation for higher education in this period and a bibliographical survey, essential for the theoretical, methodological, and political grounding of this study. Therefore, the data collected were analyzed from theoretical assumptions such as: dependent capitalism, educational dependent pattern, higher education policy, gender and inequalities, patriarchy, sexual division of labor, context of the Covid-19 pandemic and implications of Emergency Remote Teaching. Through the results, it is evident that dependent capitalism affect in an educational dependent pattern in the higher education policy in Brazil, which is part of the capital's project and directs the post-graduation and the development and production of science in this country. Consequently, it also has repercussions on the conduct of social policies, such as education, and also incorporates the ERE as part of the capital's project for education during the pandemic period. Including, it is in this scenario that the specificities of women in graduate studies and the daily challenges due to their gender condition are expressed, such as the difficulties in managing activities, generating work and study overloads in graduate studies, which were even more acute with the pandemic, especially from the Emergency Remote Teaching. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Política Social | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capitalismo dependente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade de Brasília (UnB) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questões de gênero | - |
Título: dc.title | Mulheres na pós-graduação e a universidade brasileira : desafios no contexto de Ensino Remoto Emergencial na Universidade de Brasília (UnB) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: