Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Claudemir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:25:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:25:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46387 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908036 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Como pessoas surdas compreendem o acesso ao ensino superior? Esta pergunta norteou a pesquisa realizada na cidade de Barreiras-Bahia, com duas pessoas surdas. O objetivo geral foi compreender as concepções que pessoas surdas têm sobre o acesso ao ensino superior. Para alcançar esse objetivo, especificamos: 1) identificar o modo como pessoas surdas entendem a mudança do nível de educação básica para o superior; 2) explicar as compreensões das pessoas surdas sobre o processo seletivo enfrentando para o ingresso no ensino superior e; 3) especificar as motivações de pessoas surdas no enfrentamento das condições de acesso ao ensino superior. O referencial teórico utilizou as contribuições da teoria histórico-cultural de Vygotski (1997) e os estudos de Skliar (2012) sobre cultura surda e diferença. Esta é uma pesquisa de Abordagem Qualitativa, que segundo Bortoni-Ricardo (2008) se assenta sob o paradigma interpretativista. O instrumento para a geração das informações foi uma entrevista semiestruturada em Libras. As respostas foram transcritas e/ou traduzidas para a Língua Portuguesa, num procedimento minucioso, que valorizou as expressões sinalizadas e não-manuais, relevantes para a interpretação. Dentre os resultados destacam-se que: (i) o pouco conhecimento e a incerteza sobre a distinção entre a Educação Básica e o ensino superior; (ii) a obrigatoriedade dos processos seletivos, a dificuldade das provas, principalmente o temor pela redação e a falta de intérpretes de Libras; (iii) a compreensão de que a aprovação no processo seletivo possibilita cursar uma graduação, adquirir conhecimento e exercer uma profissão no mercado de trabalho. | - |
Descrição: dc.description | How do deaf people understand access to higher education? This question guided the research carried out in the city of Barreiras-Bahia, with two deaf people. The general aim was to understand the conceptions that deaf people have about access to higher education. To achieve this objective, we specify: 1) identify how deaf people understand the change from basic to higher education; 2) explain the understandings of deaf people about the selective process they face to enter higher education and; 3) specify the motivations of deaf people in facing the conditions of access to higher education. The theoretical framework used the contributions of Vygotski's cultural-historical theory (1997) and Skliar's studies (2012) on deaf culture and differences, this is a Qualitative Approach to research, which according to Bortoni-Ricardo (2008) is based on the interpretivist paradigm. The instrument for generating information was a semi-structured interview in Libras. The answers were transcribed and/or translated into Portuguese, in a meticulous procedure, which valued signed and non-manual expressions, relevant to the interpretation. Among the results, the following stand out: (i) little knowledge and uncertainty about the distinction between Basic Education and higher education; (ii) the mandatory selective processes, the difficulty of the tests, mainly the fear of writing and the lack of Libras interpreters; (iii) the understanding that passing the selective process makes it possible to attend a degree, acquire knowledge and exercise a profession in the job market. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência auditiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - processo seletivo | - |
Título: dc.title | Pessoas surdas e acesso à educação superior : dilemas, desafios e possibilidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: