Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Martins, Dalton Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:25:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:25:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43901 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.doi.org/10.47909/anis.978-9916-9760-3-6.100 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-6244-6791 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/908001 | - |
Descrição: dc.description | The Data Science field has become a focus of interest for teaching and research in the Information Science area in the last decade. However, due to the specificity of the area, there are still significant challenges when it comes to building curricula for undergraduate and graduate disciplines. What is observed is that students in the area have learning difficulties when taught by traditional approaches from the hard sciences. One of the most important international scientific journals in Information Science, the Journal of the American Society for Information Science and Technology (JASIST), opened a call for articles for a special issue of the journal with a focus on discussing the specificities of Data Science in its relations with Information Science. The call made available an extensive specialized bibliography on the subject. Nine works stand out in this research, directly indicative or referenced from the works indicated that are focused on the issue of teaching Data Science for the area. The analysis of the results points to a specific initiative to form a Data Science curriculum for the Information Science area, the School Data Science Curriculum Committee (iDSCC) initiative, and seven other curriculum models that could be adapted. | - |
Descrição: dc.description | The Data Science field has become a focus of interest for teaching and research in the Information Science area in the last decade. However, due to the specificity of the area, there are still significant challenges when it comes to building curricula for undergraduate and graduate disciplines. What is observed is that students in the area have learning difficulties when taught by traditional approaches from the hard sciences. One of the most important international scientific journals in Information Science, the Journal of the American Society for Information Science and Technology (JASIST), opened a call for articles for a special issue of the journal with a focus on discussing the specificities of Data Science in its relations with Information Science. The call made available an extensive specialized bibliography on the subject. Nine works stand out in this research, directly indicative or referenced from the works indicated that are focused on the issue of teaching Data Science for the area. The analysis of the results points to a specific initiative to form a Data Science curriculum for the Information Science area, the School Data Science Curriculum Committee (iDSCC) initiative, and seven other curriculum models that could be adapted. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | ColNes Publishing | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY NC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - modelos | - |
Título: dc.title | Modelos de ensino e aprendizagem de ciência de dados : em foco a área da ciência da informação | - |
Título: dc.title | Data science teaching and learning models : focus on the information science area | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: